Pajero Full (foto: Ricardo Ribeiro / VipComm / Divulgação)
São Paulo – A dupla brasileira Klever Kolberg e Lourival Roldan, da equipe Petrobras Lubrax, correrá o Rally Paris-Dakar 2003 com um Mitsubishi Pajero Full 3.2 Diesel na categoria Super Production, considerada a mais difícil da competição, já que conta com protótipos e equipes de fábrica. O Pajero Full de Klever é a evolução do mesmo carro que ele utilizou nas duas edições anteriores da prova, em 2001 e em 2002, quando conquistou a segunda colocação na categoria e garantiu a oitava posição na classificação geral, o melhor resultado para o Brasil entre os carros nos 25 anos de história do Dakar.
Durante todo ano a equipe trabalhou junto a Mitsubishi, Petrobras, Pirelli e a Ralliart, empresa francesa especializada na preparação de carros para rali cross country, desenvolvendo componentes mecânicos e eletrônicos, combustíveis, lubrificantes e pneus para melhorarem a performance do veículo. Após o Dakar 2002 o Pajero foi totalmente desmontado na França para a avaliação de desgaste dos componentes. Com base nestas informações e na demanda de melhor desempenho, iniciou-se o desenvolvimento de soluções e testes das novas peças.
O carro tem como base o Pajero Full de duas portas com motor diesel 3.2, o mesmo que é vendido aos consumidores brasileiros. Para este ano o motor recebeu novo turbo, intercooler, escapamento e coletor de escapamento e um novo kit de controle eletrônico de injeção, além de uma revisão preventiva, já que durante o duro teste da prova não houve qualquer falha mecânica. O regulamento da competição obriga a instalação de um restritor ao turbo. Com estas inovações o carro de Klever terá 200 hp de potência, contra os 300 HP dos Mitsubishi especiais da equipe de fábrica. O motor é praticamente original. Tem ótimo desempenho, consumo e durabilidade, três itens que devem estar equilibrados para boa performance no Dakar, declarou Klever.
Na parte de refrigeração foram instalados um radiador de água e de óleo de maior capacidade, além de três outros pequenos radiadores para o controle da temperatura do óleo da caixa de câmbio, caixa de transferência e diferencial traseiro. Nós vamos enfrentar altas temperaturas, além do uso constante em rotações elevadas e o esforço exigido para atravessar os longos trechos de areia fofa e dunas, comentou Kolberg.
Para a edição anterior da prova, o câmbio original já havia sido foi substituído por um câmbio de competição com engrenagens retas e reescalonadas que permitem a regulagem da distribuição de torque diferente nos diferenciais dianteiro e traseiro. Durante todo o ano trabalhou-se no desenvolvimento de uma nova peça, mas os testes realizados não foram satisfatórios e a equipe decidiu continuar com o mesmo câmbio utilizado em 2002.
Três pontos fortes deste carro não foram alterados: o chassi monobloco integrado, os sub-chassis das suspensões dianteira e traseira, e a suspensão independente nas quatro rodas. Este sistema trabalha incorporado à gaiola de segurança e aos oito amortecedores Donerre, que receberam novas regulagens e ajustes, dando ao carro uma capacidade de superar saltos e obstáculos em alta velocidade sem comprometer a resistência.
O freio original foi substituído por um maior, e o sistema Multi-Mode ABS (modernização do ABS, sistema que controla a frenagem em cada roda, garantindo uma parada tranqüila e eficiente, seja no asfalto, no seco, no molhado, na terra, barro, no reto ou numa curva) foi desligado, já que em competições, os pilotos preferem controlar as derrapagens.
Ficha técnica
Marca: Mitsubishi
Modelo: Mitsubishi Pajero Full 3.2 Diesel
Motor: Diesel, 3.2 L, 4 cilindros, 16 válvulas
Cilindradas: 3.200 cc
Potencia: 200 HP
Tração: 4 rodas
Câmbio: câmbio reescalonado com engrenagens retas, sem sincronizador
Suspensão: independente nas quatro rodas
Amortecedores: oito amortecedores Donerre com mola
Pneus: Pirelli Scorpion: AT, Mud, Dakar e Zero
Dimensões:
Comprimento: 4795 mm
Largura: 1875 mm
Entre-eixos: 2780 mm
Lubrificante: Lubrificantes Lubrax SL
Peso: 1.850 kg
Preparação para o Dakar
Motor e Câmbio
·Restritor no turbo
·Filtro de ar especial para deserto
·Radiadores de água e óleo redimensionados
·Radiador de óleo do câmbio, da caixa de transferência e diferencial traseiro
·Semi-eixos especiais
Segurança
·Gaiola especial na parte interna (impede que o teto afunde em caso de capotagem, protegendo os pilotos)
·Dois bancos de competição em forma de concha
·Cintos especiais de seis pontas
·Tanque especial de competição com capacidade para 350 litros
·Proteções (em alumínio e kevlar) de cárter, câmbio, diferencial traseiro e bandejas
·Sistema de extintores de incêndio com acionamento interno e externo
·Sistema de corta-circuito elétrico com acionamento interno e externo
·Kit médico, de sinalização e de localização Sistema Controlsat de monitoramento por satélite
·Telefone Nera, via satélite, para ligações de emergência
·Tanque de 10 litros de água potável para sobrevivência no deserto
Outras modificações
·Bandejas especiais e pontos especiais de fixação para amortecedores na gaiola
·Rodas especiais
·Capô do motor, portas laterais e traseira em kevlar
·Sistema de controle de pressão do turbo, temperatura de água e óleo (do motor, câmbio, caixa de transferência, diferencial dianteiro e diferencial traseiro)
·Sistema de compressor de ar
·Sistema de intercomunicação
·GPS
·Hodômetros eletrônicos Totem
A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Controlsat Monitoramento Via Satélite, Minoica Global Logistics, Mitsubishi Brabus, IBM, Planac Informática IBM Business Partner, Nera Telecomunicações, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Sadia, Dakar Promoções, Vista Criações Gráficas, Mercedes-Benz Caminhões e site Webventure (www.webventure.com.br).
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Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira