Foto: Pixabay

Brasileiros cruzam a fronteira do Nepal com o Tibete

Redação Webventure/ Montanhismo

Os montanhistas Vitor Negrete e Rodrigo Raineri conseguiram entrar no Tibete, na China, para chegar ao acampamento base do Everest e começarem o projeto de escalar a montanha mais alta do mundo sem oxigênio suplementar.

“A viagem foi bem difícil, mas conseguimos cruzar a fronteira. Viemos em comboio, com escolta do Exército do Nepal, o que me impressionou bastante, com carros blindados, soldados fortemente armados e até um helicóptero”, relatou Vitor, por telefone.

A Try On Expedition II, como é chamada a expedição, está na cidade de Zangmu, a 2.350 metros de altitude. “Com a chegada na China voltamos a ficar tranqüilos e muito entusiasmados. Nosso processo de aclimatação será retomado. Amanhã devemos estar em Nyalam (3.750 metros) e no início da outra semana chegamos ao Acampamento Base”, fala Rodrigo.

Segundo notícias de ontem do casal de montanhistas Paulo e Helena Coelho, que também vão escalar o Everest – pela sexta vez com chances – ambos devem estar neste comboio que cruzou a fronteira. As duas expedições brasileiras tentam, separadamente, escalar a montanha.

Niclevicz e Burda – Os montanhistas Waldemar Niclevicz e Irivan Gustavo Burda vão escalar a montanha pela face sul, contrária às expedições mencionadas. Eles vão comemorar 10 anos de conquista brasileira na montanha. Na semana passada, Niclevicz disse que a caminhada rumo ao Mera Peak, eles encontraram um grupo de guerrilheiros maoístas, que lutam na parte comunista do Nepal.

“O encontro foi pacífico, eles anotaram nossos nomes e de cada um carregadores. Também exigiram uma “doação” de seis mil rúpias minha e do Irivan e de 100 rúpias para cada um dos carregadores. Deu um total de 100 dólares. O mais curioso é que os maoístas nos deram um recibo que comprova a nossa “doação” para ser apresentada a outros grupos que venhamos a encontrar”, conta o montanhista.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: abril 7, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure