Webventure

Brasileiros da 49er e 470 garantem vaga na Medal Race


Fernanda e Isabel estão na Medal Race (foto: Divulgação)

Em mais um dia de ventos fracos e regatas canceladas, o Brasil garantiu boas colocações na briga por medalhas na raia olímpica de Qindgao, local das competições de Vela nas Olimpíadas de Pequim.

Mesmo com as dificuldades desde o primeiro dia de regatas, as duplas Fernanda Oliveira e Isabel Swan, da 470, e André Fonseca e Rodrigo Duarte, da 49er, garantiram lugar na Medal Race e lutam por uma medalha olímpica.

Fernanda e Isabel conseguiram nas regatas de sábado uma 7ª e uma 4ª colocação. As brasileiras tinham como pior resultado um 16º, que foi descartado, totalizando para a Medal Race 58 pontos e a terceira colocação. Em primeiro ficou a Austrália (25) e em segundo a Holanda (43). “Tudo pode acontecer. Temos possibilidades, mas várias duplas também têm chance. Se formos mal, outras ganham”, disse Fernanda.

Os ventos ainda são praticamente inexistentes e três regatas da classe 49er foram canceladas. A classe Finn, do brasileiro, Eduardo Couto, também teve as regatas canceladas.

Disputas – André Fonseca e Rodrigo Duarte subiram na classificação com bons resultados em Qingdao. A dupla da classe 49er conquistou a 6ª colocação na nona regata, a 1ª na décima regata e a 14ª posição na última prova do dia.

O resultado levou a dupla brasileira para a 8ª colocação na classificação geral, com 83 pontos. Jonas Warrer e Martin Kirketerp Ibsen, da Dinamarca, estão na 1ª colocação, somando 47 pontos; Pietro Sibello e Gianfranco Sibello, da Itália, na seqüência com 58 e Nathan Outteridge e Ben Austin (Áustria), com 61 pontos.

No 470 masculino, Fábio Pillar e Samuel Albrecht, largaram na décima colocação na primeira regata, mas acabaram caindo para 24º. Na última regata do dia, os brasileiros largaram em quinto, e asseguraram a 13ª colocação.

Robert Scheidt e Bruno Prada mantém a regularidade na classe Star. Na segunda regata das Olimpíadas, a dupla largou em sétimo e logo na primeira bóia, chegou na segunda colocação. Mas, sem os ventos, os brasileiros caíram para o 11º lugar. Já na segunda regata, a recuperação de Robert e Bruno garantiu à dupla a sexta colocação da prova.

Bruno Fontes, na única regata do dia da classe Laser, está na décima segunda colocação. O atleta largou na quarta colocação e a partir daí, caiu para sétima e décima colocação nas bóias seguintes.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure