Webventure

Brasileiros dão show no Super Prime do Rally dos Sertões


Os vencedores do Super prime Jean Azevedo/Youssef Haddad (foto: Marcelo Maragni/Divulgação)

A 17ª edição do Rally dos Sertões começou em grande estilo. Em noite de gala, a competição teve início sob os olhares de um público de 25 mil pessoas nesta terça-feira, com o Super prime prova com cunho beneficente e que defini a ordem de largada para o evento off-road mais importante da América Latina. Como nos outros anos a largada promocional e toda a estrutura do rali foi montada no em uma área enfrente ao Shopping Flamboyant, o mais conhecido da capital de Goiás.

Pela nona vez Goiânia foi palco da abertura do rali. A organização do evento já anunciou o planejamento para receber a prova novamente em 2010. “Tudo aquilo que a competição precisar, nós iremos fazer para tê-la sempre aqui. Este é um reconhecimento que temos sobre um evento de grandeza mundial, que traz um retorno 25 vezes maior do que é investido não só em mídia, mas também no aquecimento da economia local, que melhora a qualidade de vida da população goiana. Goiás se engrandece com este anúncio”, disse o presidente da Goiás Turismo Barbosa Neto.

Neste ano, a pista montada foi mais curta, porém apresentou saltos e curvas fechadas, além de trechos que foram molhados pela organização para dificultar a vida dos pilotos e aumentar o espetáculo.

A primeira etapa da competição após o Super prime, será nesta quarta-feira entre a capital goiana e cidade de Santa Helena, onde os competidores terão outro Super Prime para o público local, que também vale preciosos minutos na classificação geral da prova. O deslocamento inicial é de 46 km, com um especial de 256 km e deslocamento final de 24 km.

No total, o Sertões terá 5.056 quilômetros, com pouco mais da metade de especiais, trechos cronometrados, 2.065 km. O rali terá 190 competidores que vão enfrentar os desafios da prova, divididos em 128 veículos.

Análise do Super Prime

A dupla da equipe Petrobras Lubrax, Jean Azevedo/Youssef Haddad, surpreendeu os favoritos da Volkswagen e garantiu a primeira colocação da prova, mas sabe que ainda é cedo para celebrar essa boa colocação.

“O prólogo é muito pouco em um contexto de uma prova como esta. Esperamos muitas dificuldades ao longo dos 5.000 quilômetros, mas começar com o pé direito é muito bom. Esperamos fazer o nosso melhor e que isso possa ser um bom resultado. Ganhar em cima de uma equipe como esta (Volkswagen) é uma motivação a mais, mas só saberemos a condição de disputa a partir desta quarta”, disse o piloto.

A dupla brasileira Maurício Neves/ Eduardo Bampi, que nesse ano corre pela Volkswagen, acabou tendo um pequeno problema durante a sua volta, errou em uma curva e acabou com a quarta posição.

A primeira colocação entre os caminhões foi de Amable Barrasa/ Guilherme Signoretti, com o tempo 1mim57s05. A diferença para os vice-líderes, o trio formado por Edu Piano/ Davi Fonseca/ Solom Mendes, foi de apenas um segundo. O terceiro lugar, com 2mim01s02, ficou com Marcos Pegoraro/ Maria Antonieta/ Rogeverson Luiz.

O piloto Ramon Saciloti foi o mais rápido entre as motos, Com o tempo de 1mim31s07. Ele fez a largada ao lado da única mulher competindo na categoria motos sua irmã, Moara Saciloti. “A pista estava muito boa, mesmo menor que a do ano passado. E o público daqui é muito receptivo. É muito gostoso andar aqui” disse Saciloti.

Cristiano Sousa, atual campeão brasileiro na categoria 450cc, garantiu o melhor tempo com 1min36s no prólogo de abertura da 17ª edição do Rally dos Sertões na categoria quadriciculos. “O prólogo foi muito bom, o público é sempre maravilhoso por aqui. A pista estava bem elaborada e deu pra se divertir um pouco antes da largada de quarta” disse Cristiano, que segue o segundo colocado, Sergio Henrique Klaumann bem próximo já que a diferença entre eles foi de apenas dois segundos.

Classificação extra-oficial carros:

1) Jean Azevedo/Youssef Haddad -1min39s3
2) Carlos Sainz/ Lucas Cruz 1min40s2
3)Felipe Bibas/ Emerson Cavassin 1min40s9

Classificação extra-oficial caminhões:

1) Amable Barrasa/ Guilherme Petrine – 1mim57s05
2) Edu Piano/ Davi Fonseca/ Solom Mendes – 1mim58s02
3) Marcos Pegoraro/ Maria Antonieta/ Rogeverson Luiz- 2mim01s02

Classificação extra-oficial motos:

1)Ramon Saciloti- 1mim31s07
2) Sergio Henrique Klaumann – 1mim32s07
3) Zé Hélio – 1mim36s09

Classificação extra-oficial quadrículos:
1) Cristiano Sousa – 1min36
2) José Demontier – 1min42s6
3) Carlo Collet Junior – 1min46s9

Este texto foi escrito por: Webventure