Webventure

Brasileiros de Rali Cross-country tem disputas nos extremos do país


De um lado do Brasil estarão motos e quadris; do outro carros e caminhões (foto: Donizetti Castilho)

De um lado, a cidade de São Joaquim, no sul do Brasil. Do outro, os caminhos de Porto Velho, em meio à Amazônia. Serão nesses lugares que irão ocorrer, simultaneamente, entre os dias 13 e 15 de novembro, as próximas etapas do Campeonato Brasileiro de Cross-country.

O primeiro, Rally das Serras/Copa Baja Santa Catarina, valerá pelas 13ª e 14ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rali Cross-country para carros e caminhões. A prova terá um percurso de 280 quilômetros, no qual alguns dos melhores pilotos do Brasil, como Jean Azevedo e Youssef Haddad, da equipe Petrobras Lubrax, disputarão a título do campeonato.

A dupla, inclusive, está na primeira colocação até agora, a poucos pontos de vencer a temporada. “Precisamos apenas de um terceiro lugar em alguma etapa para vencer definitivamente e assim conquistarmos o bicampeonato”, disse o navegador Haddad.

Entre desafios da disputa que atravessará as montanhas catarinenses estão, principalmente, os solos variados: pedra, trial, chão molhado, erosões, além de um setor formado por minério. “Será uma experiência muito interessante retornar às pistas da região de São Joaquim, só que, desta vez, em quatro rodas. Costumávamos competir em épocas mais frias, inclusive abaixo de zero grau, então, provavelmente, será uma nova sensação”, contou Jean.

Do outro lado do Brasil – Do outro lado do país estará ocorrendo, simultaneamente, as provas das motos e quadriciclos, em meio à floresta amazônica. Valendo pela 8ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Rali Cross-country, os pilotos terão pela frente muito mais chão do que os companheiros off-road da Baja: serão 1240 quilômetros de prova, em três dias de disputa.

O percurso da prova passará por Candeias do Jamari, Alto Paraíso, distritos de Triunfo e Rio Pardo, com as largadas ocorrendo sempre em frente ao Porto Velho Shopping. A primeira disputada ocorre na região de União Bandeirantes (464,60 km), a segunda, na Flona Bom Futuro (416,25 km) e a terceira na região de Candeias do Jamari (260,30 km).

Cristiano Batista, atual campeão do Rally dos Sertões nos quadriciclos, já confirmou presença na competição. Entre os desafios que o piloto terá que enfrentar na mata, o destaque fica para o percurso em Porto Velho, no qual as especiais prometem ser de altíssimo nível, o que garantirá a diversão de todos os participantes.

Quem também está confirmado para a prova é o piloto Juca Bala, que corre pela primeira vez na região. “Nesta época do ano as chuvas predominam no Norte do Brasil e o clima úmido junto com as sombras das árvores nativas pode trazer uma sensação muito diferente da do Rally dos Sertões e do próprio Rally Dakar”, comentou o piloto.

Este texto foi escrito por: Webventure