Webventure

Brasileiros descansam a 8.200m após o cume

Vitor Negrete e Rodrigo Raineri, após avançarem em direção ao cume do Everest, estão descansando no campo 3, a 8.200m, e devem fazer contato novamente nesta madrugada.

Os montanhistas tentavam o cume na madrugada de hoje – manhã no Tibete – mas Rodrigo retornou a apenas 50 metros do cume pois era tarde e, como os ataques ao cume eram feitos isoladamente, o montanhista resolveu voltar para o acampamento 3 antes, preservando sua segurança.

O cume foi feito por Vitor e pelos montanhistas Waldemar Niclevicz e Irivan Burda, que escalaram pela face sul. Os três se encontram no cume pouco depois das três horas da madrugada de hoje, pelo horário brasileiro.

Histórico – As expedições estavam na montanha há mais de 70 dias e aguardavam uma janela de bom tempo para o ataque. Esta seria a última chance dos brasileiros, já que a monção de verão estava se aproximando, época de tempestades na região.

Além disso, o permit para ficar na montanha iria encerrar e a partir do dia 05 todas as expedições, de ambos os lados, precisam se retirar dos acampamentos.

Vitor Negrete e Rodrigo Raineri tinham o desafio de escalar a montanha mais alta do mundo sem utilizar oxigênio suplementar. Entretanto, por motivo de segurança, os alpinistas mudaram de estratégia e decidiram atacar o cume do Everest utilizando os cilindros de oxigênio.

Este texto foi escrito por: Webventure