Nora da equipe AXN Atenah Brasil. (foto: Eco-Challenge.com)
O Desafio Columbia de Los Volcanes é uma das mais espetaculares corridas de aventura, realizada num dos mais belos lugares do planeta: a Patagônia. As equipes são formadas por quatro integrantes, os quais têm que cruzar os Andes pela Rota dos Vulcões.
A competição começou na manhã de ontem em San Martin dos Andes, no Lanin National Park, na Argentina. Serão cinco dias de prova e quase 400 quilômetros, nos quais os participantes terão de estar juntos dia e noite, andando, pedalando e remando em canoas e ducks. O uso correto do mapa e a realização das técnicas verticais serão a chave do sucesso, segundo a organização. A temperatura na região está muito baixa e pode prejudicar a performance dos brasileiros.
O Brasil está sendo representado por várias equipes na competição, como: AXN Atenah Brasil; Trio Protein Trópicos; Academia Faap; FAAP Adventure; Brothers Brasil e Os Kalunga Brasil Telecom.
Experiência brasileira – O Desafio Columbia de Los Volcanes conta com a participação de equipes brasileiras experientes. A AXN Atenah Brasil foi uma das representantes do Brasil no Eco-Challenge, a maior e mais difícil corrida de aventura do mundo, que aconteceu em outubro nas Ilhas Fiji.
A Atenah não chegou a concluir a prova porque uma das integrantes da equipe (Nora) contraiu uma infecção e teve de ser hospitalizada. Já a Lontra Radical terminou na 13ª colocação, a melhor de uma equipe brasileira até hoje. Conhecida pelo mundo como uma das únicas equipes que corre com a maior parte de seus integrantes sendo mulheres, a Atenah desta vez está indo com o time inteiro feminino. A remadora Giseli Volpi é a convidada.
Outro time experiente nos Volcanes é o Os Kalunga Brasil Telecom, de Brasília. Eles terminaram o ano de 2002 em 2º lugar no ranking do Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura, no qual a líder foi a Lontra Radical.
Até o momento, a melhor equipe brasileira nos Volcanes é a AXN Atenah Brasil (em 22º), atrás dos argentinos, que dominam as primeiras colocações. A competição termina dia 26, in Pucón, próximo ao Villarrica National Park, no Chile. E vamos torcer pelo Brasil!
Este texto foi escrito por: Camila Christianini