Webventure

Brasileiros embarcam para Nova Zelândia hoje; Mundial de MTB terá presença de Roberta Stopa e Markolf Berthold


Roberta Stopa (foto: Divulgação)

Embarcaram hoje às 16h30 do Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo para Santiago (Chile) com destino à Nova Zelândia a delegação de brasileiros que vai representar o país no Campeonato Mundial de MTB. O evento acontece a partir da próxima terça-feira 22 em Rotorua, estado neozelandês conhecido por ser um dos paraísos mundiais do mountain bike.

Aos nove atletas de cross-country convocados na semana passada Edivando de Souza Cruz, Ricardo Pscheidt, Thiago Aroeira, Jaqueline Mourão, Érika Gramiscelli, Daniel da Silva Resende, Daniel Carneiro Brum Ribeiro, Henrique Avancini e Joelson Shadeck juntam-se a mineira Roberta Stopa (cross-country) e o catarinense Markolf Berthold (downhill), um dos principais nomes do downhill no país e que ficou em sexto-lugar na etapa brasileira da Copa do Mundo de MTB, em julho passado.

Integram ainda a delegação o técnico Eduardo Ramires, o mecânico José Maria Maciel de Souza (Zé Maria) e o videorepórter Luciano Kdera, da ESPN Brasil.

Vaga da mineira – A atleta juizforense Roberta Stopa não foi convocada na ocasião que todos foram chamados para competirem no Mundial com as despesas de passagem e logísticas pagas pela Confederação Brasileira de Ciclismo, na semana passada. O anúncio foi feito na Copa Internacional de MTB, principal evento que conta pontos para a UCI no Brasil.

Stopa não foi chamada. Das mulheres que seguiriam foram chamadas Jaqueline Mourão (primeira do ranking da UCI no Brasil) e Érika Gramiscelli (campeão brasileira). Sabendo que seriam cinco vagas na categoria Elite Feminina, a atleta foi atrás de sua vaga com José Luiz Vasconcellos, presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo, mas só quando chegou da etapa da Copa Internacional de MTB em Araxá (MG).

“Fui mal na etapa de Araxá, porque antes de largar não conseguia pensar em outra coisa, só que eu não tinha sido convocada”, revela Stopa. A ciclista ficou em terceiro lugar e disse que estava realmente perturbada com a notícia. “Não sosseguei até ter a certeza de que ia competir no Mundial na Nova Zelândia”.

Na quinta-feira dia 10 ela recebeu a notícia de competiria em Rotorua, ou seja, que teria passagens aéreas até Auckland, na Nova Zelândia. Nesse mesmo dia, Stopa já contatava algumas empresas, porque algumas despesas não são pagas pela CBC, como alimentação e extras.

Os atletas convocados em Araxá têm traslados de Auckland até Rotorua (norte da ilha) e serão acomodados com outros atletas, segundo Stopa. Já ela conseguiu aproximadamente 3 mil reais com as marcas que a apóiam: patrocinadores Fuji e Amazonas Bike e apoiadores Giro e Sram.

Só na quinta-feira – A delegação brasileira chega em Auckland, metrópole da Nova Zelândia, às 7 horas de quinta-feira (horário de Brasília) ou quarta-feira 16 horas no horário local. De lá os atletas seguem de avião para Rotorua. A competição tem início na terça-feira dia 22.

Este texto foi escrito por: Cristina Degani