Foto: Pixabay

Brasileiros encontram escaladora búlgara morta no Everest

Redação Webventure/ Destino Aventura, Expedições, Montanhismo

Helena e Paulo Coelho (foto: Arquivo Pessoal)
Helena e Paulo Coelho (foto: Arquivo Pessoal)

Pela segunda vez, os montanhistas brasileiros Paulo e Helena Coelho resgatam alguém no monte Everest, na cordilheira do Himalaia, mas desta vez sem vida. Os escaladores, que estão na quinta tentativa de atingir o cume do Everest sem oxigênio, encontraram o corpo de uma colega de expedição, a búlgara Mariana Maslarova.

Mariana foi encontrada por Paulo e Helena em 26/5, em local ainda não divulgado, e estava desaparecida há dois dias. Informações ainda não confirmadas relatam que ela foi vista pela última vez no campo 2 e subindo rumo ao cume. No dia 24, vários escaladores pediram que ela retornasse pois a escalada não seria segura.

Outras informações são da agência de notícias de Sofia, capital da Bulgária, que tomou como verdadeira as informações dos russos que também integravam a expedição. Mariana poderia estar a 7.800m, distante do campo 2. Mas com a confirmação da notícia do encontro do corpo pelos brasileiros, qualquer outra foi dada como falsa.

A montanhista búlgara era esposa de Ivan Maslarov, diretor da Federação Búlgara de Alpinismo, e sobrinha de Hristo Prodanov, o primeiro montanhista búlgaro a escalar até o cume do Everest. Os brasileiros, ela, e mais quatro russos, faziam parte da expedição Internacional 2, que dividia o permit para tentar atingir o cume do Everest pela face norte. Eles saíram de Katmandu rumo ao Tibete em 30/4.

Mariana queria ser a primeira mulher búlgara a chegar no topo do mundo. Helena também pode ser a primeira mulher brasileira a chegar ao cume do Everest, mas pela segunda vez se depara com a possibilidade de salvar uma vida nos arredores da montanha. Em 1999, o casal Helena e Paulo evitaram a morte do português João Garcia, que tentou o resgate de um guia de montanha belgo. Essa história repercutiu no mundo todo, pois o resgate de todos os envolvidos foi bem complicado. O português foi o primeiro de seu país a fazer o cume.

No ano passado, o casal optou por escalar o Cho Oyu. Como Helena sentiu que não estava bem, pois os dois estavam há mais de 5 dias acima dos 7 mil metros, ela decidiu descer com toda a bagagem do casal e somente Paulo fez o cume. Neste ano, Helena guiou em abril um trekking de brasileiros para o campo base do Everest e depois encontrou com Paulo para tentar o Everest. Sem oxigênio.

Os dois montanhistas brasileiros já estão em Katmandu segundo informações da agência nepalesa.

Este texto foi escrito por: Cristina Degani

Last modified: junho 12, 2004

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure