Webventure

Brasileiros esperam dificuldades em novo trecho peruano do Dakar


André (à direita) Maykel Justo e Mira Martinec no Dakar (foto: Divulgação)

Ainda restam mais de oito meses para o início do Rally Dakar 2012, no primeiro dia do ano que vem, mas os bastidores da próxima edição do maior rali do mundo já começam a agitar os brasileiros que disputarão a prova. Na semana passada, a organização do Dakar divulgou mais detalhes do novo trecho peruano do rali, que fará a sua estreia no país. Para os irmãos André e Jean Azevedo, as dificuldades no trajeto não serão poucas.

Na expectativa de fazer a sua 25ª participação no Dakar, André lembra de outra experiência sua no Peru. “Quando participei do Rally dos Incas fiquei bem impressionado com as dunas no caminho para Nazca, são majestosas e imponentes, bem ao lado do Oceano Pacífico. Em Arequipa a paisagem também era surpreendente por conta do Vulcão Misti, mas o terreno era bem complicado, com bastante altitude e muitas pedras, semelhante ao Marrocos, na África”, afirmou o piloto de caminhões.

Agora, os competidores já sabem que o rali em solo peruano passará pelas cidades de Arequipa, Nazca e Pisco, até a chegada na capital Lima. Também foi anunciado o local do dia descanso do Dakar 2012, que será em Copiapó, no Chile. O território chileno ainda terá como cidades-sede da competição Antofagasta, Iquique e Arica, que aparecem no percurso após a disputa iniciada na Argentina, com a largada em Mar del Plata.

Jean Azevedo, que conquistou o melhor resultado entre os brasileiros neste ano foi sétimo nas motos -, comentou a escolha do novo dia de descanso. “Pela primeira vez o rali terá seu descanso em Copiapó, onde se concentram as maiores e mais difíceis dunas do Deserto do Atacama”, disse o piloto. Apesar do bom desempenho nas motos em 2011, a intenção do brasileiro é voltar para os carros no ano que vem.

Nova chegada em 2013 – Enquanto os detalhes da edição 2012 do Rally Dakar ainda continuam sendo divulgados, a organização da prova já fez uma importante definição para 2013. A chegada da competição, que no ano que vem será em Lima, passa para o território chileno. Com isso, o percurso também deve ser bastante modificado em relação ao da próxima edição. A cidade onde terminará a prova em 2013, porém, ainda não foi anunciada.

Este texto foi escrito por: Webventure