A equipe da expedição brasileira “O Brasil no topo do mundo” já está instalada no acampamento-base do Everest, localizado no Himalaia, a 5.400 metros de altitude. Os alpinistas pretendem escalar o Everest, a maior montanha do mundo com 8.848 metros, sem o auxílio de oxigênio artificial e depois têm a intenção de chegar ao cume da Lhotse (8.501 metros), a quarta maior montanha do mundo.
Nesta segunda-feira, os brasileiros receberam três alpinistas da expedição japonesa e também o grupo SPCC (Comitê para o Controle da Poluição do Sagarmatha), responsável por equipar a Cascata de Gelo do Khumbu, considerado o trecho mais instável de toda a rota da escalada do Everest. No alto da ascata de Gelo será instalado o acampamento número um.
A fase da escalada propriamente dita deve começar nos próximos dias, quando “ataques” sucessivos às altitudes superiores devem acontecer. O objetivo é vencer as duras etapas da maior montanha do mundo e montar quatro acampamentos superiores. É iniciado um sobe-e-desce constante, praticamente diário, onde cordas serão fixadas à montanha e os equipamentos serão transportados.
Este texto foi escrito por: Webventure