Webventure

Brasileiros estréiam no Rally da Tunísia


José Hélio Filho campeão do Sertões 1999 acelera sua moto; todos os quatro pilotos de moto são estreantes. (foto: Andre Chaco)

Começa amanhã, em Nice, na França, com a realização do prólogo (definição da ordem de largada), o Rally da Tunísia 2001, terceira etapa do Mundial de rali cross-country. Mais de 90 duplas irão percorrer 3.000 km em terrenos sinuosos e repletos de canyons, com especiais (trechos cronometrados) no Deserto do Saara, até o dia 08 de abril, quando chegam em Tunis, no país africano.

Fora a dupla da Troller, formada pelo piloto Reinaldo Varela e o navegador Alberto Fadigatti, que está disputando todo o campeonato, uma equipe de moto estará também representando o Brasil na competição.

O time terá quatro pilotos, José Hélio Filho, Marcos Ermírio de Moraes (organizador do Rally Internacional do Sertões), Dimas Mattos e Flávio Iguana e contará com José Koizumi, o Avê da BikeBox, o piloto português Paulo Marques, proprietário da concessionária Honda em Samalicão, 30 km de Porto (Portugal) e que está fornecendo os motos XR 650 para a corrida, e Hélder Guimarães, da Hi-Performance, para o apoio mecânico.

Regular – Tanto a dupla de carro como os pilotos de motos são estreantes no rali, considerado o segundo mais difícil. “Será uma prova extremamente competitiva, pois terá a participação de equipes de alto nível, e nós estaremos fazendo nossa estréia”, comentou Varela.

Ele e Fadigatti querem manter a regularidade das duas etapas anteriores (Rally Paris-Dakar e Baja da Itália) para seguir pontuando. “Nossa meta é pontuar entre os três na categoria para sair da Tunísia no mínimo mantendo a terceira posição na classificação. Pontuar aqui será muito importante, pois essa etapa tem peso três”, completou. O carro T5 da Troller está em terceiro da categoria T3.2 2 (carros com preparação livre, tração 4×4, Diesel).

Veja abaixo a classificação da categoria no mundial:

1) Marcy/Cottret (Toyota) – 48 pontos;
2) Van Cawembergue/Devos (Toyota) – 36 pontos;
3) Varela/Fadigatti (Troller T5) – 30 pontos;
4) Wauters/Damen (Toyota) e Vanni/Albiero (Nissan Terrano) – 16 pontos;

Este texto foi escrito por: André Pascowitch