Webventure

Brasileiros falam da performance no Mundial


Brasil no pódio do Mundial de rafting. (foto: www.kanoe.cz)

O último dia do Mundial, ontem, amanheceu com muita chuva e muito frio. Como havia sido dito na reunião com os chefes de equipe, a represa iria dobrar o volume de água a ser liberado em relação aos dias anteriores. O rio estava muito cheio e havia muita névoa, o que dificultava a visibilidade da linha nos trechos de corredeiras. Além disso, tínhamos de desviar a todo momento dos enormes galhos de árvores que adentravam o rio, sendo que eu tomei uma pancada de um galho desses no rosto, mas não foi nada demais.

A equipe brasileira largou na primeira bateria do descenso com a República Tcheca, Alemanha, EUA e Eslováquia. Já na largada perdemos a segunda posição para os alemães, pois seguimos por um caminho pouco favorável. Já no meio da prova os EUA nos ultrapassaram num trecho de pouca corredeira, quando eles pegaram uma linha mais rápida à direita.

No final, ficamos brigando com os EUA, mas não conseguimos ultrapassá-los. Ficamos em sexto lugar nesta prova. Mesmo com essa colocação, conseguimos subir no podio em terceiro lugar na pontuação geral, um feito inédito e surpreendente para o Brasil e o resto do mundo. A República Tcheca ficou em primeiro e a Alemanha, em segundo.

A cerimônia de encerramento foi superemocionante, pois o diretor de prova fez um grande discurso falando das nossas dificuldades, das nossas festas e da nossa qualidade como remadores. E o presidente da Federação Internacional fez questão de frisar novamente que este campeonato entrou para a história por causa do Brasil! Hoje o Brasil está no topo do rafting mundial!!!

Rafting nas Olimpíadas – Após a premiação fui convidado para um workshop de juíz da Federação Internacional e fui empossado membro do quadro de juízes da IRF. Em seguida participei de uma reunião onde foi apresentado o plano de inclusão do rafting nos Jogos Olímpicos. Havia um representante do Comitê Olímpico da Grécia e há planos para o rafting entrar como esporte de demonstração nas Olimpíadas de Atenas/2004. O Brasil deve se preparar!

Provavelmente estaremos todos de volta no próximo dia 4, sendo que alguns chegam no dia 3. Valeu Brasil!


(*) Leonardo Muniz escreveu especialmente para o Webventure.

Este texto foi escrito por: Leonardo Muniz*