Webventure

Brasileiros fazem história e vão às semifinais da Copa do Mundo de Escalada Esportiva


Felipinho ficou em 22º (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)

Os brasileiros César Grosso, Felipe Camargo e André Berezoski, o Belezinha, entram para a história da escalada nacional após passarem para as semifinais da Copa do Mundo de Escalada Esportiva, na Modalidade Dificuldade. A prova está sendo realizada em Puurs, Bélgica.

Cesinha foi o melhor dentre os três e passou em 21º. Felipinho, que há menos de uma semana mandou um top em outra etapa da Copa do Mundo, foi o 22º e Belezinha terminou em 24º. Janine Cardoso, que também participa da prova, não se classificou por apenas um ponto, e terminou a competição na 27ª colocação.

“Eles estão muito felizes. Nenhum outro brasileiro havia conseguido uma colocação dessa”, comentou Nívea Berezoski, esposa de Belezinha, que falou por telefone com o atleta logo após a classificação. É o melhor resultado de um brasileiro na modalidade Dificuldade. No ano passado o escalador Eduardo Carvalho conseguiu a 21ª colocação já na final, mas na modalidade boulder. Janine Cardoso já terminou uma etapa em 16°, também no ano passado.

Semifinal e final – Para as semifinais passam 25 atletas e para as finais, apenas oito. “É uma vitória para eles. O Belezinha está tentando isso há muito tempo. Em um campeonato com esse nível conseguir essa colocação é um grande feito”, comemora Nívea.

Belezinha ainda terá outro adversário para as semifinais: o próprio ombro. Uma lesão tem atrapalhado o brasileiro e dificultado a escalada. “Ele sentiu dor durante a prova, mas está bem. Vamos ver como será no sábado”, explica Nívea.

Ao contrário de muitos atletas estrangeiros, os brasileiros não contam com patrocínios que custeiem viagens, hospedagem e alimentação. Mas cada atleta têm seus próprios apoios, como marcas esportivas e academias.

Este texto foi escrito por: Thiago Padovanni