Os protótipos são avaliados por vários ítens como velocidade e resistência (foto: Arquivo – Webventure)
Os alunos da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), de São Bernardo do Campo(SP), conquistaram bons resultados na MidWest Mini Baja Competition, Campeonato Mundial de mini baja (carrinhos do tipo “fora de estrada” em forma de gaiola feitos para suportar condições adversas), promovido pela Society of Automotive Engineers (SAE), disputado em Milwaukee, Winsconsin, nos Estado Unidos.
Os estudantes paulistas (SP) dividiram-se em duas equipes, FEI 2 e a FEI 1, e conquistaram, respectivamente, a terceira e sexta colocação entre os 120 times de diversos países que participaram do evento. Os brasileiros garantiram vaga no Mundial ao vencer a competição nacional, a VIII SAE Brasil Petrobras de Mini Baja, realizada em abril, em Piracicaba (SP) e São Paulo.
O objetivo da competição é preparar engenheiros para o mercado automotivo. Os protótipos são testados em itens como velocidade, resistência, aceleração, frenagem, subida em rampa de 45 graus (provas dinâmicas), projeto, conforto e design (estáticas). Um enduro, que aconteceu no último dia de prova numa pista de motocross em Aztam, completou a disputa.
Aprovação – As equipes participantes tentam fazer seus projetos serem aprovados e selecionados por uma empresa fictícia. A avaliação tem todo o rigor exigido para a industrialização do produto. Os professores da FEI aprovaram a participação de seus pupilos na prova.
“Os resultados mostraram a competência dos futuros engenheiros brasileiros. Eles demonstraram que são capazes de dominar os conceitos necessários à construção de um veículo”, disse Celso Argachoy, um dos professores que acompanhou as equipes da Faculdade de Engenharia Industrial.
Classificação da SAE MidWest Mini Baja Competition
1) University of Akron (EUA)
2) Universite De Sherbrooke (Canadá)
3) FEI 2 (Brasil)
4) Virgínia Tech (EUA)
5) Purdue Univ-W Lafayette (EUA)
6) FEI 1 (Brasil)
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: junho 5, 2002