A 15a edição do maior rali das Américas fez a festa nesta sexta feira no Farol da Barra, em Salvador (BA); Os campeões foram José Hélio (motos), Maurício Costa Ramos, o Índio (quadris), Maurício Neves/Clecio Maestrelli (carros) e Edu Piano/Solon Mendes/Da
Salvador (BA) Depois de percorrer 4.776 quilômetros por seis estados brasileiros, a edição de 15 anos do Rally Internacional dos Sertões chegou ao fim com novas vitórias brasileiras no Farol da Barra, em Salvador (BA). A chuva fina que caiu na capital baiana não desanimou o público que aguardava os campeões. José Hélio foi o vitorioso entre as motos e conquistou o tricampeonato na categoria (2007/2003/1999). Maurício Neves e Clécio Maestrelli venceram pela primeira vez nos carros e, entre as grandes máquinas, os caminhões, Edu Piano/Solon Mendes/Davi Fonseca garantiram o título com tranqüilidade (o paulista Edu Piano já havia vencido o Sertões em 2005, mas na categoria carros). Nos quadris, o campeão desta edição foi Maurício Costa Ramos, o Índio.
O piloto pauli sta Zé Hélio garantiu o título do Rally dos Sertões pela terceira vez. Logo após finalizar a etapa de hoje, que em 404 quilômetros ligou as capitais Aracaju (SE) e Salvador (BA), fez questão de lembrar que o título é, na verdade, duplo. Sou campeão na geral e também na minha categoria, comentou. Ele disputou, entre as motos, a Super Production até 450 cilindradas.
Satisfeito com o seu desempenho e relaxado após ter a certeza de que o problema que teve com seu equipamento de navegação não o prejudicou, Zé Hélio elogiou a organização do evento. A Dunas Race se superou e fez com que a gente se superasse também para enfrentar as etapas especiais. Os primeiros dias foram dignos do Campeonato Mundial, afirmou. O segundo colocado entre as motos foi o francês Cyril Despres, vencedor do Sertões em 2006 e bicampeão do Rally Dakar.
O nível da competição também agradou o novo campeão entre os quadriciclos. Maurício Costa Ramos, mais conhecido como Índio, venceu a disputa e quebrou a hegemonia de Carlo Collet (campeão nos anos 2001/2002/2003/2004/2006) e Robert Naji Nahas (campeão de 2005). Essa minha vitória significa que a categoria está colhendo o que plantamos. O nível técnico foi muito alto, com especiais com vários tipos de terreno e dificuldades. Parabéns para a organização, disse Índio.
Entre os carros, outra vitória inédita. Maurício Neves e seu navegador Clecio Maestrelli levaram o título para o estado do Paraná. Antes da largada, a dupla se mostrava tranquila. Há sete anos tento ganhar o Rally dos Sertões e parece que vai ser hoje, comentou Neves. O piloto não gosta de cantar vitória antes de cruzar, de fato, a linha de chegada. A experiência que teve em 2004 o fez ser cauteloso e acreditar que o título só está em suas mãos no último dia. A tração do meu carro quebrou num momento em que não poderia quebrar, a dois dias da final. O Sertões é muito duro e você precisa saber respeitá-lo e colocar na mesma balança desde o Prólogo até o último dia. Ou seja, todos os momentos são importantes, afirmou. Após finalizar o trecho cronometrado, enfim o grito da vitória: Acabou! Acabou!.
Na categoria mais pesada da competição, um novato levou a melhor. Edu Piano entrou este ano na disputa dos caminhões e já garantiu o título. Ao lado dos companheiros Solon Mendes e Davi Fonseca, saiu de Goiânia, no Prólogo, liderando a disputa e não a deixou escapar nem por um momento. Edu Piano já possuía o título do Rally ds Sertões na categoria carros (2005).
O Rally Internacional dos Sertões é organizado e promovido pela Dunas Race e tem patrocínio da Goodyear, Governo da Bahia, Banco HSBC e Petrobra s. O co-patrocínio é de SAMA/Eternit e Tam Express, com apoio do Governo de Goiás/Ministério do Turismo, Governo de Tocantins, Yamaha, Shopping Flamboyant, Sparco/Lico, Oitis Hotel, Helimed, Webventure, Revista 4×4 & Cia., Rádio Eldorado e Rádio Interativa.
Resultados extra-oficiais (sujeitos a alterações):
Motos
1o José Hélio Brasil 32h05min52
2o Cyril Despres França 32h22min29
3o David Casteu França 32h35min56
4o Francisco López Chile 33h04min50
5o Pedro Bianchi Prata Portugal 34h03min07
Quadriciclos
1o Maurício Costa Ramos Brasil 47h46min05
2o Carlo Collet Brasil 52h18min12
3o Alfonso Henrique Leal Brasil 53h46min11
4o Robert Naji Nahas Brasi l 57h47min45
5o Luis Paschoalin Brasil 58h23min03
Carros
1o Maurício Neves e Clecio Maestrelli Brasil 32h01min19
2o João Franciosi e Eduardo Bampi Brasil 32h21min50
3o Paulo Nobre e Filipe Palmeiro Brasil 32h39min57
4o Reinaldo Varela e Marcos Macedo Brasil 32h48min18
5o Marcos Cassol e Kleber Cincea Brasil 33h57min07
Caminhões
1o Edu Piano, Solon Mendes e Davi Fonseca Brasil 34h19min21
2o Amable Barrasa, José Papacena e Raphael Bett Brasil 35h44min40
3o Felicio Tadeu, Ricardo Costa Brasil 38min37seg15
4o Guido Salvini, Weidner Moreira e Fernando C Brasil 40min58seg05
5o André Azevedo, Maykel Justo e Ronaldo Pinto Brasil 42h22min02
Programação Rally dos Sertões em Salvador
Sábado 18 de agosto
11h – Coletiva de imprensa
Local: Bahia Othon Palace Hotel
Avenida Oceânica, 2294 Ondina, Salvador
20h – Festa de premiação
Local: Cais Dourado
Rua Jequipaia, 167 Comércio, Salvador
O Rally Internacional dos Sertões é organizado e promovido pela Dunas Race e tem patrocínio da Goodyear, Governo da Bahia, Banco HSBC e Petrobras. O co-patrocínio é de SAMA/Eternit e Tam Express, com apoio do Governo de Goiás/Ministério do Turismo, Governo de Tocantins, Yamaha, Shopping Flamboyant, Sparco/Lico, Oitis Hotel, Helimed, Webventure, Revista 4×4 & Cia., Rádio Eldorado e Rádio Interativa.
Este texto foi escrito por: Vipcomm