Webventure

Brasileiros lideram no Ecomotion/PRO, mas tudo pode mudar


Equipe Quasar Lontra chegando de duck no posto de controle 9 já de noite. (foto: Camila Christianini/ www.webventure.com.br)

Direto de Camamu (BA) – Esta quarta-feira é o terceiro dia de prova do Ecomotion/PRO, a maior corrida de aventura do Brasil que tem 435 km de percurso na região da Costa do Dendê, na Bahia. A quilometragem inicial seria de 480 km, mas a organização diminuiu a distância em algumas etapas.

As equipes já percorrem mais da metade da prova, praticando orientação, trekking, canoagem em caiaques duplos e duck, mountain bike e técnicas verticais. Durante a madrugada, as equipes que lideram na classificação geral percorreram 19km de trekking pela região de Nilo Peçanha e Lagoa Santa, após completarem a etapa de duck.

As três primeiras equipes que saíram da área de transição da canoagem em duck, para o trekking, no posto de controle 9, ainda no começo da noite de ontem, foram: a brasileira Mitsubishi Salomon Quasar Lontra, a espanhola Meridiano Raid e a finlandesa Salomon Opavanet.

Segundo a atleta Marina Verdini, a competição está muito dura e de nível internacional. “As equipes terão que fazer portagem durante a noite porque as corredeiras são muito punk”, disse. O calor está sendo insuportável e passamos muitas equipes desidratando”.

Mudanças – Em uma corrida de aventura tudo pode mudar a qualquer instante. Por ser uma prova ininterrupta, fica por conta das equipes optar por dormir ou não, comer, descansar um pouco, cuidar dos pés. “Corrida de aventura é assim, tem hora que você está lá atrás e hora que está lá na frente. Tem que manter a cabeça no lugar”, esclareceu a atleta.

A Mistubishi Salomon Quasar Lontra foi uma das únicas que parou para dormir na primeira noite. Eles pararam por 40 minutos. “Agora temos 40 minutos de sono na frente deles”, disse o atleta Vinicius Cruz, na área de transição antes de sair para o trekking noturno. E nesta madrugada a equipe optou por dormir novamente.

Hoje, as equipes que estão na frente já praticaram 34 km mountain bike, 61 metros de rapel na Cachoeira Pancada Grande e mais 17 de trekking, se preparando para encarar mais 19 km de canoagem em caiaque duplo durante a noite.

Até o momento a classificação segue da seguinte maneira:
1) Mitsubishi Salomon Quasar Lontra (Brasil)
2) Salomon Opavanet (Rep. Tcheca)
3) Paranaventura Financeira Renault (Brasil)
4) Brasil Telecom Oskalunga (Brasil)
5) Meridiano Raid (Espanha)

Este texto foi escrito por: Camila Christianini