População local cumprimenta os bikers. (foto: Divulgação)
A Cape Epic, a maior maratona de mountain bike do mundo, está acontecendo entre os dias 2 e 9 de abril na África do Sul, com um percurso de 900 km entre a cidades de Knysna e Cape Town, que serão percorridos em oito dias pelos melhores atletas da modalidade do planeta.
Entre os competidores está uma dupla luso-brasileira: Mario Roma (PT) e Paulo Noto (BR) formam a equipe Imigrantes.org/Webike, amadora na competição. No 5º dia de prova eles ocupavam a 176º colocação na categoria Masculina, num total de 301 duplas.
O Webventure recebeu o relato de Mario Roma direto da África após quatro dias de competição. Confira:
Já foram quatro dias de pedal e o time Imigrantes/Webike ainda está dentro da prova, após mais de 450 km e mais de 8000 metros de subida. Mais de 130 times já estão fora do desafio. O tempo no primeiro dia estava frio, e conforme nos aproximamos do Cape a temperatura vai subindo. Hoje bateu 45 ºC.
Os dois primeiros dias foram difíceis e de cautela. No terceiro dia tivemos o primeiro problema de uma ultramaratona: o pneu traseiro do Paulo arrebentou. Depois de duas horas de trabalho fizemos um conserto precário com silver tape (fita prateada) e conseguimos chegar no final.
Hoje, no quilômetro 80, depois de chegar em um dos pontos mais altos da prova, no começo da descida o Paulo sofreu um acidente que não teve prejuízos físicos, mas grandes danos mecânicos. O blocante da roda traseira quebrou. Imagine você no alto de uma montanha, no meio da África, sem blocante?
Eu resolvi descer e pedalei por 20 km até achar um blocante numa equipe de passeios turísticos de mountain bike; aí subi toda a montanha de volta e pudemos pedalar de novo. Isso nos custou mais de duas horas, mas esse é o espírito de uma prova de etapas de mountain bike.
Um dos motivos da prova ser disputada em duplas é um sempre poder ajudar o outro até ao extremo. Isso fez nos mantermos na prova após cruzarmos com mais de 8 horas. Esperamos que amanhã seja um dia onde tudo corra bem, sem novidades.
Saiba mais sobre a Cape Epic clicando aqui!
Este texto foi escrito por: Redação Webventure