Equipe será a única brasileira no Mundial de Corrida de Aventura. (foto: Arquivo Webventure)
A largada do Raid the North Extreme, o Campeonato Mundial de Corrida de Aventura, acontece neste domingo, 1º de agosto, às 6h da manhã em Western Newfoundland, no Canadá.
Entre as 45 melhores equipes do mundo está a brasileira Mitsubishi Salomon Quasar Lontra, formada pelos atletas Rafael Campos, Marina Verdini, Fabrizio Giovaninni e Luiz Antonio Barbosa.
A prova tem 500 quilômetros e duração de seis dias e noites, sem parar. Com uma mochila de aproximadamente 10 quilos nas costas, eles carregam todos os equipamentos, roupas e alimentos necessários para seguirem na competição, praticando modalidades como orientação, trekking, canoagem, mountain bike e técnicas verticais.
A prova não será nada fácil para os atletas que estão preocupados com o frio da região, principalmente nas etapas de canoagem, com a temperatura da água oscilando entre 5º e 12ºC. A embarcação local (Dory) também preocupa um pouco, pois não a conhecemos. Pesquisei uma foto dela na internet e ela tem um remo fixo, tipo vicking, então a princípio ela é feita pra só uma pessoa remar. Mas temos que ter vantagem de alguma outra forma, então vamos levar um remo simples pra ver se ajuda, disse Rafael Campos, capitão e navegador da equipe brasileira, contando uma das estratégias guardadas para a prova.
A organização do evento está prometendo uma prova com muita estratégia e navegação difícil, com base em azimutes. Segundo Campos, a Mitsubishi Salomon Quasar Lontra vai batalhar com o objetivo de cruzar a linha de chegada entre os 12 melhores times do mundo, colocação conquistada no último Eco-Challenge, a corrida de aventura mais difícil do mundo, realizado em 2002, nas Ilhas Fiji.
Leia mais
Este texto foi escrito por: Camila Christianini