Cid Ferrari e Rodrigo Raineri no Acampamento Base do Everest (foto: Arquivo pessoal/ Cid Ferrari)
O final desta semana promete mais brasileiros no topo do mundo. Após Rodrigo Raineri abortar o primeiro ataque ao cume, o brasileiro partiu nesta segunda-feira de volta para os acampamentos altos da montanha rumo ao topo do mundo. As informações do site oficial da expedição é de que ele já está no acampamento dois, a cerca de 6.600 metros de altitude, onde irá descansar para continuar a subida nos próximos dias.
A tentativa de Raineri envolve, além do cume, uma decolagem de Parapente do topo do mundo, o que em condições favoráveis propicia uma volta mais segura, e muito mais rápida do que descer a montanha da forma tradicional cerca de meia hora de voo contra três dias de trekking até o acampamento base.
Em outra expedição estão os brasileiros Cid Ferrari, Paulo e Helena Coelho. É a primeira vez de Cid na montanha, com o treinamento de Paulo e Helena, casal que o acompanhou em outras escaladas e possui experiência de oito temporadas no Everest, em escaladas solo e sem uso de oxigênio.
Ferrari postou ontem em sua página no Facebook que o clima dificultou um pouco as coisas. Estávamos esperando uma janela de pelo menos dois dias de boas condições para a subida, mas não teremos. Então a tentativa se inicia amanhã mesmo. Agora já está tudo preparado, preciso de muita torcida de vocês. Ele também encontrou com Rodrigo Raineri, no Acampamento Base.
A previsão para ataque ao cume nesta investida é na sexta-feira (20). Os brasileiros Carlos Santalena e Carlos Canellas, que fizeram cume na primeira semana de maio, já estão em Katmandu, capital do Nepal, aguardando voo de volta para o Brasil.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure