Foto: Pixabay

Brasileiros partem para o ataque ao cume do Everest

Redação Webventure/ Montanhismo

Raineri com Everest ao fundo (Logo acima dele) (foto: Divulgação)
Raineri com Everest ao fundo (Logo acima dele) (foto: Divulgação)

Os montanhistas brasileiros Rodrigo Raineri, Carlos Santalena e Carlos Canellas partiram nesta manhã (já noite no horário do Nepal) para o ataque ao cume do Everest, a maior montanha do mundo com 8.850 metros de altitude. De acordo com informações da expedição Asian Trekking, grupo comercial do qual faz parte o trio brasileiro, o grupo está no acampamento quatro, pouco abaixo dos oito mil metros de altitude. De lá irão avaliar as condições climáticas para saírem, nas próximas horas, para o topo do mundo.

Veja também

  • Brasileiros no Topo da Montanha
  • Vídeo da chegada ao cume do Everest
  • Rodrigo Raineri tenta seu segundo cume na montanha, e desta vez sobe equipado também com um Paraglider para tentar a decolagem do cume. As últimas previsões de clima na montanha apontam fortes ventos, o que pode atrapalhar e até adiar a tentativa tanto do ataque ao cume, como a decolagem de Raineri.

    A primeira janela de tempo bom nesta temporada no cume da montanha começou na quarta-feira, e ontem foram registradas as primeiras ascensões de sucesso pelo lado Sul, de Sherpas instalando as cordas que irão guiar os montanhistas.

    Em caso de sucesso, será a primeira decolagem de um brasileiro do topo da montanha, e Santalena irá se tornar o mais jovem montanhista nacional a realizar o cume do Everest, com 24 anos de idade. O grupo é parte de uma expedição comercial e tenta a escalada com o uso de oxigênio suplementar.

    Sucessos e fatalidade – As primeiras informações da Asian Trekking contam três montanhistas no topo da montanha na madrugada passada na montanha. Entre eles, o nepalês Apa Sherpa, ampliando seu recorde para 21 ascensões de sucesso ao cume. Além dele, o americano Charlie Wittmack conseguiu seu segundo cume da carreira. “Ele chegou ao cume aproximadamente às 10h45 de hoje [ontem]. Pude falar com ele pelo rádio VHS e ouvi o relato de perfeitas condições para a escalada”, reportou Ang Tshering Sherpa, que faz parte da mesma expedição comercial, direto do Acampamento Base da montanha.

    No domingo foi registrada a primeira morte desta temporada na montanha. Rick Hitch, de 55 anos, faleceu no acampamento três, a cerca de 7.200 metros de altitude. As causas ainda não foram divulgadas.

    Este texto foi escrito por: Daniel Costa

    Last modified: maio 6, 2011

    [fbcomments]
    Redação Webventure
    Redação Webventure