Foto: Pixabay

Brasileiros participam do Master de Bouldering no Chile

Redação Webventure/ Montanhismo

André Berezoski é um dos atletas brasileiros que irá participar da competição (foto: North Face)
André Berezoski é um dos atletas brasileiros que irá participar da competição (foto: North Face)

Os brasileiros são sempre destaque em competições de escalada pela América do Sul. Para a quarta edição da The North Face Bouldering Master Subaru, prova que acontece entre os dias 4 e 5 de março, no Chile, diversos atletas nacionais já confirmaram presença, entre eles César Grosso, Felipe Camargo, André “Belê” Berezoski, Caio Gomes, Janine Cardoso, Andréia Rissi, além de Ana Luíza e Thais Makino.

“Este é o campeonato mais importante e um dos mais respeitados em nível Sul-Americano. Ele tem um formato bem intenso e dinâmico, além de ser uma das competições mais disputadas por valer uma premiação alta em dólares”, explicou Berezoski. O primeiro colocado receberá U$2.500, enquanto o segundo e terceiro receberão, respectivamente, U$1.000 e U$500.

Entre as maiores dificuldades que a equipe brasileira deverá encontrar está a delegação chilena. “Os chilenos, principalmente da nova geração, estão muitos fortes. Eles deram uma boa evoluída desde o último campeonato e, com certeza, virão este ano tentar tirar o título da seleção brasileira”, disse o competidor, que em 2010 não conseguiu treinar muito, mas espera contar com os 18 anos de experiência no esporte para subir ao pódio.

Além dos sul-americanos, os atletas masculinos enfrentarão Alex Honnold, um dos maiores escaladores do mundo. O atleta dos EUA ficou famoso após solar, em 2007, as vias de Astroman (7c, 10 cordadas) e Rostrum (7c, 8 cordadas), na Califórnia, em apenas um dia, tornando-se o segundo na história a conseguir esse feito (o outro foi Pete Croft).

Irmãs na luta – Ana Luiza e Thais Makino são duas das brasileiras que irão participar da competição na categoria feminina. No entanto, as irmãs têm objetivos diferentes na disputa: Ana irá apenas se divertir, enquanto Thais buscará as primeiras colocações.

“Eu torci o pé faz um mês e ainda não está totalmente recuperado. Eu já voltei a escalar, mas ainda está doendo. Então, eu mudei meu foco: antes de me machucar eu queria ficar entre as cinco primeiras, mas agora estou indo apenas pela diversão”, explicou Ana.

Thaís, por outro lado, está treinando forte e espera conquistar um lugar entre as três primeiras colocadas. “Considerando que a melhor do mundo irá participar, caso eu fique entre as três primeiras eu já estarei muito feliz”, disse. “Para isso, eu estou treinando bastante em boulder quase todos os dias”, completou a atleta, que terá pela frente a ex-campeã do mundo Lisa Rands.

Confira os vídeos da competição de 2009

Este texto foi escrito por: Caio Martins

Last modified: fevereiro 26, 2010

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure