Foto: Pixabay

Brasileiros Paulo e Helena Coelho estão rumo ao campo base do Everest

Redação Webventure/ Montanhismo

Paulo Coelho a 8.300m no Everest  em 2003 (foto: Helena Coelho)
Paulo Coelho a 8.300m no Everest em 2003 (foto: Helena Coelho)

A montanhista e colunista do Webventure Helena Coelho escreve diretamente de Katmandu, no Nepal, e fala sobre o início da expedição dela e de Paulo para a escalada ao Everest. O casal embarcou em São Paulo com destino ao Nepal no sábado 8 de abril. Confira.

Conseguimos chegar aqui em Kathmandu somente ontem à tarde. O nosso vôo de Frankfurt para Delhi (Índia) foi cancelado e acabamos atrasando em um dia a nossa chegada aqui.

Na segunda-feira, chegamos no aeroporto em meio ao período de toque de recolher. Para vir para a cidade, tivemos que usar um dos veículos autorizados para “Tourist Only”. A cidade está tomada de manifestações contra a forma de governo do rei. E, apesar de proibidas pelo rei, que declarou o toque de recolher durante parte do dia, as manifestações acontecem.

O povo aqui clama por democracia. Nos últimos dias, têm ocorrido embates fortes entre policiais/exército e povo, inclusive com algumas mortes de populares.

Rumo ao campo base – Ontem, aproveitamos o período da manhã para fazer compras de supermercado e alguns detalhes de equipamentos que precisamos para a nossa escalada. Assim mesmo foi bastante corrido, pois as manifestações estão ocorrendo e os comerciantes fecham as lojas rapidamente, quando os tumultos chegam perto. Há muitos grupos de policiais pela cidade inteira e as reações são tensas.

Hoje saímos de Kathmandu para a fronteira com o Tibete; esperamos que a estrada esteja aberta, o que não aconteceu anteontem.

Apesar de tudo isso, não vemos a hora de sair para a montanha e começar a nossa escalada. Para nós, Kathmandu sempre é uma festa pois é uma das portas de entrada para as imponentes montanhas da Cordilheira do Himalaia.

Nas próximas duas semanas, estaremos num processo de deslocamento para o acampamento base do Everest, lado do Tibete, aclimatando no caminho e na montanha. Depois, será o trabalho de transporte e preparação dos acampamentos de altitude.

Até qualquer hora!
Helena Coelho.

Este texto foi escrito por: Helena Coelho

Last modified: abril 12, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure