Foto: Pixabay

Brasileiros perto de alcançar façanha no Aconcágua

Redação Webventure/ Montanhismo

Dois paulistas tentam escalar o ponto mais alto das Américas, o Monte Aconcágua (6.962m), pelo lado mais perigoso: a face sul. Vítor Negrete, de 34 anos, e Rodrigo Ranieri, de 32, ambos de São Paulo, estão a menos de mil metros de completar a escalada. Esta é a segunda tentativa deles e, se tiverem sucesso, serão os primeiros brasileiros a conseguir a façanha.

O paredão de rocha e gelo tem quase três quilômetros de extensão. Em 98, os brasileiros Mozart Catão, Otto Leonardo e Alexandre Oliveira morreram durante uma tempestade quando tentavam escalar o monte pela mesma face. A tática de Vitor e Rodrigo é escalar, no máximo, em seis dias, para evitar encontrar alguma avalanche.

Susto – Em entrevista via rádio para a TV Globo, eles se disseram assustados com a quantidade de avalanches que estão ouvindo ou vendo no Aconcágua e afirmaram ainda que quase foram atingidos por algumas pedras.

A previsão para os próximos dois dias é de tempo bom, sem tempestades. Mas o risco de avalanches permanece, porque o tempo mais quente provoca o degelo – e camadas de neve se soltam do alto da montanha.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: janeiro 1, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure