Klever conquistou em 2002 o melhor resultado de um brasileiro nos Carros: oitavo na geral. (foto: Samir Souza / Webventure)
Direto de São Paulo (SP) – Vencer o Dakar na geral até 2010. Este foi um dos objetivos que a equipe Petrobras Lubrax apresentou para a imprensa num encontro hoje, em São Paulo. Klever Kolberg e André Azevedo, sócios na Dakar Promoções, esperam que um integrante da equipe seja o mais rápido no maior rali do mundo em até oito anos.
Já para 2003, a meta é vencer em carro, moto e caminhão, nas categorias em que seus representantes se inscreveram. “Estamos sempre batendo na trave na hora de fazer esse gol. Esperamos que no próximo Dakar a gente consiga”, diz Klever.
A experiência deve fazer diferença. Dos integrantes do time brasileiro que vai ao Dakar 2003 todos já foram campeões por categoria, exceto o navegador de Klever, Lourival Roldan, que fará sua estréia. Klever e André seguem para a 16ª participação no rali, cada um com um título. Klever foi campeão do Dakar na Motos Marathon, em 1993. André venceu a mesma categoria em 1991. O irmão dele, Jean, foi o campeão da Motos Production em 1997.
Klever Kolberg explicou que o único da equipe que já briga pelo título na geral é André Azevedo, competidor de Caminhões desde 1999, quando obteve a terceira colocação. Em 2000, ele foi o quarto colocado. Já nos últimos dois anos, não conseguiu tão boa performance: abandonou em 2001 e ficou em 11º neste ano.
“Estamos desenvolvendo na República Tcheca o caminhão Tatra, aumentando a potência do motor”, explica André. Quem cuida da preparação do veículo são os engenheiros Tomas Tomecek e Mira Martinec, que vão acompanhar André no Dakar.
O caminhão já está adaptado ao regulamento do Dakar, que exige que o motor esteja acima do eixo dianteiro. “Isso foi novidade na edição 2002 e tivemos de adaptar o veículo às pressas, o que prejudicou o desempenho naquela época”, lembra o piloto. O objetivo de André é correr futuramente com um caminhão brasileiro.
Nos Carros, Klever Kolberg terá renovada a Mitsubishi Pajero Full Diesel com que correu neste ano, dando um importante passo para a progressão do Brasil rumo ao topo da classificação geral. Ele obteve o melhor resultado de um brasileiro neste tipo de veículo, o oitavo lugar. Foi ainda vice-campeão da SuperProduction Diesel, mesma categoria em que competirá em 2003.
De volta à equipe, Jean está inscrito com sua moto KTM LC4 660 Rally na categoria Production, o que lhe inscreve automaticamente também na Marathon. E dá ao piloto a possibilidade de trazer dois troféus para casa. “Se eu fosse campeão da Production e não fizer modificações na moto até o fim do Dakar, levo o título da Marathon também”, explicou. Ele também pretende se classificar entre os cinco melhores na geral.
O momento agora é de preparação, com treinamentos físicos quase diários e práticas programadas – sendo a última, nas dunas, no fim do ano. O time ainda tem compromissos no Brasileiro de rali cross-country, que ainda terá três etapas até o fim de 2002, sendo a próxima nos dias 11 e 12 de outubro, no Rally do Café, em Minas Gerais. Todas as informações sobre a Petrobras Lubrax estão disponíveis no site www.parisdakar.com.br
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira
Last modified: setembro 17, 2002