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Brasileiros projetam E-Prix de Misano da Fórmula E

Lucas di Grassi, ABT CUPRA Formula E Team, M9Electro

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E terá uma rodada dupla neste fim de semana no Circuito de Misano, em Rimini, na Itália. As provas de sábado (13) e domingo (14) serão disputadas a partir de 10h, no Horário de Brasília, com transmissão da TV Band e Grande Prêmio.

Será a estreia da Fórmula E em Misano, tradicional pista do esporte a motor na Europa, local que recebe tradicionalmente corridas de MotoGP.  O traçado italiano tem 3.381km com 14 curvas.

Os destaques de Misano são os pontos de ultrapassagens e a velocidade, o que chama a atenção de categorias como MotoGP e WorldSBK por décadas, sem contar eventos como Ferrari Challenge, DTM e FIA Formula 3.

”Misano é um circuito de 3.4 km, um pouco mais curto do de Interlagos. E tem 13 curvas, curvas de média e alta velocidade e uma chicane de baixa velocidade. Vários pontos para a ultrapassagem, velocidade média alta e velocidade máxima também alta, perto de 270 km por hora”, explicou Lucas di Grassi.

A competição é liderada pelo alemão Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) com 63 pontos, seguido pelo neozelandês Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing), com 61 pontos em cinco E-Prix até o momento foram cinco vencedores diferentes.

Os brasileiros Sérgio Sette Câmara (ERT Formula E Team) e Lucas di Grassi (ABT Cupra) esperam melhorar seus resultados na temporada dez do mundial dos carros elétricos. O mineiro Sette Câmara tem 3 pontos e o paulista Di Grassi ainda não pontuou.

”Esse fim de semana a gente tem corrida na Itália no circuito de Misano, que é uma pista mais para moto. É um circuito grande, com retas longas, é bem diferente do típico da Fórmula E. Eu acho que infelizmente não encaixa muito bem com o nosso carro”.

”Temos um motor ineficiente, quanto mais reto o circuito tiver, pior pra nós. E olhando o layout de Misano, eu também já andei no simulador, é bem complicado, a gente vai sofrer na corrida”, contou Sérgio Sette Câmara.

O piloto da ERT Formula E Team compara um pouco de Misano com a pista de Portland, que também está no circuito da categoria dos carros elétricos nesta temporada. Em 2023, segundo Sette Câmara, o compatriota Di Grassi foi beneficiado pelo estilo de pelotão.

Até metade do E-Prix, às vezes até dois terços da prova, ninguém quer liderar. ”E se a gente for muito inteligente nessa fase da corrida do pelotão, podemos talvez tentar brigar por um bom resultado lá no final, quando todo mundo começar a acelerar. O Lucas fez isso em Portland e terminou em sétimo lugar, então vou tentar me inspirar nisso. Mas não vai ser fácil”.

O alemão Max Günther chegará a Misano depois de sua vitória em Tóquio para mostrar a força da equipe do país, a Maserati MSG Racing. Enquanto isso, o britânico Oliver Rowland entra no fim de semana buscando ampliar sua impressionante sequência de pódios, olhando para um quarto top três consecutivo.