Mira Martinec (esq) André Azevedo (centro) e Tomas Tomecek (dir) conversam em frente ao caminhão Tatra (foto: Ricardo Ribeiro/VipComm/Divulgação)
Marselha (França) Os pilotos André Azevedo, Jean Azevedo, Lourival Roldan e Klever Kolberg, da equipe Petrobras Lubrax, encaram a partir desta quarta-feira a 25a edição do Rally Paris-Dakar, a maior aventura sobre rodas do planeta. Durante 19 dias, 342 carros, motos e caminhões de competição, e mais 147 de assistência mecânica, vão percorrer 8.552 quilômetros na Europa (França e Espanha) e no deserto do Saara, na África (Tunísia, Líbia e Egito). A largada promocional acontece em Marselha, na França, na noite do dia 1o de janeiro, e a chegada será em Sharm El Sheikh, às margens do Mar Vermelho, no Egito.
A equipe Petrobras Lubrax é a única do mundo inscrita nas três categorias e também é a única representante do Brasil neste Dakar. Kolberg e Roldan, que fará a estréia na prova, correm em busca do título da categoria Super Production diesel com um Mitsubishi Pajero Full. Na última edição do rali, em janeiro de 2002, Klever foi vice-campeão na categoria e oitavo na classificação geral, o melhor resultado do Brasil entre os carros.
Nos caminhões, André Azevedo participará com os checos Tomas Tomecek e Mira Martinec com um Trata, fabricado na República Checa. Eles vão acelerar de olho no primeiro lugar da categoria. Há cinco anos André vem tentando o lugar mais alto no pódio dos caminhões. Em 2000 ele terminou em terceiro lugar na geral e 2001 ficou em quarto. No último Dakar um problema mecânico no Tatra adiou o sonho da vitória. Estamos otimistas para uma boa corrida. Fizemos algumas modificações e nosso caminhão ganhou mais potência, conta André Azevedo.
Jean Azevedo, irmão de André, correrá com uma moto KTM 660 na categoria Production, onde tentará o bicampeonato. O piloto paulista voltou para a equipe Petrobras Lubrax este ano e tem planos de ficar entre os 10 primeiros na geral.
Uma das novidades do Dakar 2003 é a disputa do prólogo à noite, na quarta-feira, em Marselha, com apenas um quilômetro. Depois os competidores seguirão para Narbonne, na França, por asfalto, num deslocamento de 290 quilômetros. Na quinta-feira acontecerá a primeira etapa cronometrada, com 43 quilômetros, entre Narbonne e Castellon (Espanha). No total, o dia terá 574 quilômetros.
Verificações técnicas Antes de partirem para a grande aventura no deserto africano, os brasileiros farão nesta terça-feira as verificações técnicas e administrativas no Parque Chanot, em Marselha. Carro, caminhão e moto serão checados pela organização, que vai determinar se estão dentro do regulamento. Os pilotos também precisarão apresentar documentos pessoais, principalmente o visto da Líbia.
A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Controlsat Monitoramento Via Satélite, Minoica Global Logistics, Mitsubishi Brabus, IBM, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Sadia, Dakar Promoções, Vista Criações Gráficas, Adventure Gears, Kodak Professional, Mercedes-Benz Caminhões e site Webventure (www.webventure.com.br).
VipComm
ASSESSORIA DE IMPRENSA
EQUIPE PETROBRAS LUBRAX
Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira
Pabx.: (11) 3865-5741 / Celular: (11) 9646-5955
E-mail: vipcomm@vipcomm.com.br
Site: www.vipcomm.com.br
Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro
Last modified: fevereiro 22, 2017