Grupo em frente à fábrica da Land Rover (foto: Divulgação Trailway)
Inglaterra. 9 da manhã em ponto. 23 de setembro de 2009. No dia e hora marcados. Não parecia verdade, mas estava acontecendo. Eu estava na portaria da lendária fábrica de Solihull, onde, em 1948, nasceu a Land Rover.
Isso significava que um antigo sonho – e o projeto em que vinha trabalhando há alguns meses – estava se tornando realidade. Lá estava eu, com mais dez clientes-amigos para viver uma experiência única e para poucos, ainda mais para brasileiros, tão distantes da terra natal dos famosos 4×4 ingleses.
O International Adventure – Land Rover Experience começou com a calorosa recepção que tivemos dos instrutores do staff, que se encantaram com as bandeiras do Brasil levadas para colocar nos carros. De cara, entramos pela lojinha (que depois seria vasculhada de cima a baixo por nós) e fomos direto para a sala de briefing. Lá, pude perceber de verdade que a hora estava chegando: iria ter o prazer de conhecer as trilhas de Solihull onde os carros são desenvolvidos e testados. E ainda, dirigir pelo lado direito. Uau! Mais uma nova experiência…
Em sistema de revezamento fui alternando a direção com meus colegas de aventura. Brincamos no Adventure Zone (vários tipos de obstáculos construídos: ponte de madeira, inclinação lateral, caixa de ovos e inclinações de até 45 graus), na Jungle Track (verdadeira trilha pela mata com trechos alagados) e no Land Track, trecho repleto de trilhas e caminhos.
Essa brincadeira com cara de test-drive nos tomou a manhã toda. Paramos para almoçar e fomos conhecer a fábrica, depois de vestir os coletes de segurança. Para mim, foi um banho de tecnologia de produção. Nos mostraram várias etapas da fabricação dos carros. E pude ver a imensa diferença na maneira como se constrói, de forma robotizada, um carro up to date como a Discovery4 (ainda vai chegar ao Brasil e tive a oportunidade de conhecer em primeira mão) e um veículo quase montado à mão como o Defender, em função de suas características de projeto.
Mais aventura – Mas o melhor estava por vir. No dia seguinte, fomos para Eastnor Castle, o mais completo e famoso Experience Center da Land Rover. E tudo estava a nosso favor: fez um dia lindo de muito sol, que pouco lembrava a famosa fama de tempo fechado dos ingleses. Os instrutores até nos disseram, em tom de brincadeira, que também tinham reservado o sol para a gente. Nada mais brasileiro que um dia como aquele… mas eu estava na Inglaterra. Fantástico.
Em Eastnor Castle foi dia inteiro só de brincadeira. Percorremos em comboio mais de 90 quilômetros de trilhas por uma imensa área onde fica o famoso castelo. Tive a oportunidade andar nos modelos 2010 do Discovery4, Range Rover Sport e Range Rover Vogue.
O grande diferencial de Eastnor Castle, na minha opinião, é o fato de as trilhas serem naturais numa região acidentada e montanhosa, formando lindas paisagens e uma grande diversidade de terrenos e percursos. Em nada lembra uma pista montada. Pelo contrário, a sensação é de um passeio off-road de verdade, que é o que acaba sendo mesmo.
Foi difícil conter a emoção ao receber o Certificado de Participação de cada um dos dias. Mas era preciso manter a postura. Alegria, felicidade e realização eram sentimentos constantes. Portanto, pura emoção. Normal para quem realiza um sonho (eu acho!).
Os outros dias foram dedicados a conhecer famosos pontos turísticos de Londres e imediações. Visitei o Palácio de Buckingham, Castelo de Windsor, a linda e charmosa cidade de Oxford, o museu de cera de Madame Tussauds, o Big Ben, Hyde Park, etc. Sem dúvida, fantástico… mas até valia ter trocado tudo isto, por mais uma voltinha em Eastnor Castle… rss.
Saudações 4×4!!!
Luis Fernando Carqueijo – Organizador
TRAILWAY Eventos Off-Road
Este texto foi escrito por: Luis Fernando Carqueijo
Last modified: outubro 24, 2009