Foto: Pixabay

Brasileiros retomam escalada ao Everest

Redação Webventure/ Montanhismo

A expedição “O Brasil no topo do mundo”, formada pelos alpinistas Waldemar Niclevicz, Alir Wellner, Irivan Gustavo Burda e Marcelo Santos, vai tentar mais um “ataque” ao cume do Everest, a maior montanha do mundo com 8.848 metros de altitude, nos próximos dias.

A primeira tentativa não deu certo devido ao mau tempo e os brasileiros tiveram de retornar ao acampamento base . No último domingo (29/09), os alpinistas retomaram a escalada e passariam a noite desta terça-feira no acampamento três, a 7.300 metros de altitude. Nesta quarta, dependendo das condições climáticas, a equipe fará o ataque decisivo.

Esta será a terceira noite que Alir, Irivan e Niclevicz ficam a 7.300 metros de altitude. Já Marcelo terá a primeira experiência de passar tanto tempo no ar rarefeito, enquanto Paulo Souza, quinto integrante da expedição, acompanha os momentos decisivos da expedição do acampamento-base.

Um bom dia para a expedição – Os brasileiros tiveram nesta terça um dia com muito bom tempo, céu azul e temperatura de 12 graus centígrados negativos. “O bom tempo e a bela paisagem amenizaram um pouco o cansaço da subida de 800 metros”, relatou Niclevicz ao site www.obrasilnoeverest.com.br. “Todos estamos bem e extremamente entusiasmados para um ataque final pleno de sucesso”, completou.

Embora animados, os alpinistas não tiveram só boas notícias. Segundo eles, os sherpas de várias expedições tentaram chegar nesta terça-feira ao colo sul, local do acampamento quatro, e não conseguiram. Eles disseram ter enfrentado neve até a altura do peito e grande risco de avalanches.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: outubro 1, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure