Tonto é um dos integrantes da equipe (foto: Filippo Croso)
Os montanhistas Marcelo Santos (Bonga), Alir Welner (Mute) e Maurício Clauzet (Tonto) iniciarão uma jornada ao Nepal no dia 25 de setembro para tentar escalar o Ama Dablam (6.856m), considerado como a Jóia do Himalaia por possuir um glaciar turquesa pendurado na pirâmide superior. O trio buscará uma aventura autêntica na montanha e, para isso, evitará o uso de equipamentos que remetem ao conforto urbano e tecnológico.
Buscamos uma abordagem autêntica, uma escalada mais justa, em que possamos conhecer os nossos limites, não o da operação comercial. Uma escalada traz implícitas a necessidade e a vontade de encarar as adversidades encontradas no caminho, disse Bonga. Para nós, o mais importante é vencer as dificuldades do caminho, são as escolhas realizadas para chegar lá. Não apenas o feito de atingir o topo, completou.
Além da aventura autêntica, os montanhistas tentarão abordar um lado socioambiental em seu desafio pelo monte, considerado sagrado pelos Sherpas. Segundo Tonto, muitas vezes observa-se o desrespeito ao meio ambiente, já que os escaladores abandonam lixo em suas expedições, e isso será combatido na jornada.
“Acreditamos que em qualquer projeto, seja o de subir uma montanha, seja pessoal ou corporativo, o caminho escolhido é o que realmente importa. Jamais se deve abandonar o caminho da ética, do respeito pelas pessoas e pela natureza”, afirmou.
Este texto foi escrito por: Webventure