Webventure

Brasileiros sobrevivem à madrugada no Dakar


Klever Kolberg conversa com soldados em Zouerat. (foto: Ricardo Ribeiro)

Os brasileiros que competem nesta edição do Dakar conseguiram vencer o cansaço e os perigos de realizar uma especial em plena madrugada, completando a primeira “etapa-maratona” prevista na competição. Na segunda especial das duas realizadas entre ontem e hoje, o melhor resultado mais uma vez foi de André Azevedo (Equipe BR Lubrax), que fez o terceiro tempo na geral de Caminhões. Foram 3h26min22 rodando pelos 370 km de trecho cronometrado.

André só perdeu para os russos Vladimir Tchaguine/Semion Yakoubov (Kamaz) e os tchecos Karel Loprais e Josef Kalina, da equipe oficial da fábrica Tatra. O caminhão é da mesma marca que o do brasileiro, cujo navegador, Tomas Tomecek, é também da República Tcheca.

Outro integrante da BR Lubrax, o piloto Klever Kolberg, que largou às 2h15 desta sexta-feira, foi o 17º colocado na geral e mantém-se na 12ª posição na classificação acumulada de Carros e na vice-liderança da Super Production para carros a diesel.

Entre as Motos Armando Pires (Team Normand Drakkar) foi outra vez o brasileiro mais bem colocado, com a 65ª posição. Logo atrás chegou Juca Bala (BR Lubrax). Luís Mingione (BR Lubrax) ficou em 84º nesta segunda especial. Luiz Azevedo, da CDI Competições, fez o 113º tempo.

O que vem por aí – Ao fim deste trecho os participantes, já na Mauritânia, percorreram curto deslocamento (16 km) até Zouerat, onde foi armado um forte esquema de segurança pelo Exército local.

No total, foram 1.545 km de “etapa-maratona”, iniciados na manhã de ontem com uma especial de 381 km. De acordo com o horário de chegada ao acampamento, os pilotos e navegadores fizeram uma pausa de oito horas e largaram na seqüência para o segundo trecho cronometrado.

Amanhã, haverá uma especial de 383 km, atravessando dunas, entre Zouerat e Atar. O domingo será de descanso no Dakar. Outra “etapa-maratona” está estrategicamente programada como a penúltima do rali (dias 11 e 12/01) e, para muitos, será decisiva.

Clique aqui e deixe seu recado para os brasileiros no Dakar!

Este texto foi escrito por: Webventure