A dupla campeã mundial usa o campeonato para ajustar o barco (foto: Divulgação/ ZDL)
Da mesma forma que aconteceu no primeiro dia de provas, as regatas dessa sexta-feira do Pré Olímpico de vela na China, em Qingdao, também foram canceladas devido à falta de vento. Para evitar o sol forte, alguns competidores aguardaram no ar condicionado da cafeteria, outros dentro das tendas das equipes e alguns sob guarda sóis.
A Comissão de Regatas hasteou a Recon (bandeira que indica adiamento de regata), com a esperança que os ventos pudessem soprar na raia, mas as nuvens da tarde e o ar quente impediram que o combustível essencial para o esporte aparecesse. Aproximadamente às 15h15 (hora local, 3h15 de Brasília) foram canceladas as regatas de RS:X feminina, Finn, Yngling, Star e Tornado e, às 16h30 (hora local, 4h30 de Brasília), se esvaíram as ultimas esperanças da classe 49ers.
Até o momento, a Grã Bretanha é a grande líder do evento que serve como teste para as Olimpíadas de Pequim 2008, disputada na mesma raia e época do evento do ano que vem. Bem Ainslie (GBR) lidera na Finn, classe em que o brasileiro João Signorini aparece em 12º, Bryony Shaw (GBR) é a primeira na RS:X feminina, na qual Patrícia Castro é a 19ª e Sarah Ayton/ Sarah Webbe Pippa Wilson (GBR) estão na ponta da Yngling, que não tem brasileiros competindo.
Mais Classes – Os também britânicos Paul Goodison na Laser e Nick Rogers/ Joe Glanfield na 470 masculina são os vencedores do evento teste do ano passado e até o momento lideram em suas classes. O Brasil não tem representantes na 470 e na Laser Bruno Fontes ocupa a 12ª colocação, após um segundo e um 22º lugar nas regatas de ontem.
Já na 470 feminina Therese Torgersson/ Vemdela Zachrisson (SUE) ocupam o primeiro posto após três regatas disputadas, enquanto as brasileiras Fernanda Oliveira e Isabel Swam estão na 20ª colocação, pois ainda não conseguiram adaptar o barco ao vento fraco. Os campeões olímpicos de 2004 Iker Martinez/ Xabier Fernandez (ESP) são os líderes da 49er, classe em que André Fonseca, o Bochecha está em 7º e na Tornado os medalhistas de ouro em Atenas Roman Hagara/ Han Peter Steinacher (AUS) são os líderes, classe em que também não há brasileiros.
Na Laser Radial Evi Van Acker (BEL) se saiu muito bem no fraco e traiçoeiro vento da raia e lidera atualmente, com Adriana Kostiw na 14ª posição. Os consistentes Xavier Rohart/ Pascal Rambeau (FRA) lideram na Star, enquanto Tom Ashley (NZL) é o ponteiro na RS:X masculina. Os brasileiros Robert Scheidt/ Bruno Prada estão na vice-liderança da Star, enquanto Bimba ocupa a sexta colocação.
As competições vão até o dia 25 caso as condições de vento sejam favoráveis e cada classe terá os 10 melhores colocados na Medal Race, prova que vale pontuação dobrada e define o campeão. O Pré-Olímpico da China não é eliminatório para os Jogos de 2008, serve apenas como evento teste da raia e da estrutura de prova.
Este texto foi escrito por: Alexandre Koda