Webventure

Brasileiros superam uma das etapas mais duras do Dakar

Zilla (Líbia) Os pilotos brasileiros tiveram bons resultados nesta sexta-feira no Rally Paris-Dakar, no trecho entre Sabha e Zilla, na Líbia. A etapa foi considerada uma das mais duras e cansativas até agora, com 567 quilômetros no total. Jean Azevedo, da equipe Petrobras Lubrax, venceu novamente a categoria Production de moto KTM 660 e terminou em terceiro na classificação geral. Na frente dele apenas dois bicampeões do maior rali do mundo, o francês Richard Sainct (1999 e 2000) e o italiano Fabrizio Meoni 2001 e 2002).

Pela primeira vez Jean reclamou de cansaço. Ele chegou ao acampamento com dores nas mãos e recebeu massagem na tenda médica. “Hoje foi de matar. Pela primeira vez estou me sentindo muito cansado”, admitiu o piloto brasileiro. O terceiro lugar de Jean chamou a atenção da imprensa européia. A revista Solo Moto, da Espanha, uma das mais importantes da Europa, escreveu que Jean é a “revelação canarinho” da edição 2003.

Nos caminhões, mais um Azevedo no topo da lista. André ficou em terceiro lugar com um Tatra ao lado dos checos Tomas Tomecek e Mira Martinec. “Etapas como a de hoje cansam bastante. O maior problema foi a poeira. Também perdemos cerca de 15 minutos para trocar um pneu”, contou o piloto, que está em terceiro na classificação acumulada desde a largada. O holandês Gerardus De Rooy, de DAF, está mostrando que voltou para o Dakar em busca da vitória e ganhou mais uma etapa.

Klever Kolberg e Lourival Roldan, de Mitsubishi Pajero Full, também fizeram uma boa prova nesta sexta-feira. A dupla garantiu o quarto lugar na categoria Super Production Diesel e foram 18o na geral. Na classificação acumulada, Kolberg e Roldan aparecem em 14o. “Uma das principais dificuldades do trecho hoje era a navegação e o Lourival Roldan foi muito bem. Hoje, por exemplo, em alguns trechos sinuosos, conseguimos colocar um ritmo mais forte graças ao trabalho dele”, elogiou Klever. Em todos os carros, o finlandês Ari Vatanen, tetracampeão do Dakar, conseguiu levar a picape Nissan ao primeiro lugar.

Acidentes O espanhol Joan Roma, da equipe oficial da KTM e um dos
candidatos ao título, abandonou o Dakar hoje depois de sofrer um acidente no Km 130 do trecho cronometrado. Ele foi socorrido de helicóptero e levado para o acampamento da competição em Zilla com uma pequena fratura na mão direita. No sábado ele será levado para o Cairo para exames mais detalhados e depois segue para a Espanha. Já o japonês Kenjiro Shinozuka, vítima de um grave acidente na quinta-feira, quando capotou após saltar uma duna, não corre mais risco de vida e se recupera lentamente em um hospital da Tunísia. O navegador dele, o francês Thierry Zotti, passa bem.

O Paris-Dakar chegou hoje à metade do caminho, em Zilla. AtéSharm El
Sheikh, no Egito, ponto final da competição, dia 19 de janeiro, faltarão pouco mais de 4.000 quilômetros. Na etapa deste sábado, entre Zilla e Sarir, os competidores não poderão usar o GPS, aparelho eletrônico que mostra a localização exata com a ajuda de satélites.

A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras
Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Controlsat Monitoramento Via Satélite, Minoica Global Logistics, Mitsubishi Brabus, IBM, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Sadia, Dakar Promoções, Vista Criações Gráficas, Adventure Gears, Kodak Professional, Mercedes-Benz Caminhões e site Webventure (www.webventure.com.br).

VipComm
ASSESSORIA DE IMPRENSA
EQUIPE PETROBRAS LUBRAX
Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira
Pabx.: (11) 3865-5741 / Celular: (11) 9646-5955
E-mail: vipcomm@vipcomm.com.br
Site: www.vipcomm.com.br

Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro