Foto: Pixabay

Brasileiros têm boa performance no Dakar

Redação Webventure/ Parceiros

Klever e Lourival se recuperam e André Azevedo mantém regularidade
e fica em terceiro; pilotos tiveram que fazer a manutenção nos veículos

Ghat (Líbia) O brasileiro Jean Azevedo venceu a etapa de hoje do Rally Paris-Dakar, entre Ghadames e Ghat, na Líbia, na categoria Production. Na classificação geral ele terminou em nono, posição bem melhor que a conquistada ontem (17º). Com o bom resultado, o piloto da equipe Petrobras Lubrax voltou a assumir a liderança da categoria nos tempos acumulados e continua em sétimo na geral desde a largada, dia 1o de janeiro em Marselha, na França.

A etapa foi uma das mais longas do Dakar 2003, com 691 quilômetros no total, sendo 584 cronometrados. Os competidores enfrentaram todos os tipos de terreno, com muita areia, dunas, terra e pedras. “Como fui mal ontem, hoje larguei atrás. Os primeiros 100 quilômetros foram perdidos porque havia uma densa de poeira. A média era de 60 quilômetros por hora. Depois, conforme a distância entre os pilotos ia aumentando, eu consegui melhorar o ritmo”, contou Jean.

A performance do brasileiro está acima das expectativas, já que ele espera terminar o Dakar entre os 10 primeiros na geral e garantir o bicampeonato na categoria Production. Jean chegou a ser chamado de “herói” no release da assessoria de imprensa da organização que é distribuído para o mundo inteiro quando foi vice-campeão da etapa entre Tunis e Tozeur, no domingo.

Família Azevedo – Nos caminhões, outro bom resultado para o Brasil. E mais uma vez com a família Azevedo. André, de Tatra, terminou em terceiro lugar na geral, a mesma posição na classificação acumulada. “Essa foi a etapa verdadeira do Dakar, com belas paisagens. Aqui até a cor da areia das dunas é diferente. Chegando ao acampamento passamos perto de formações rochosas muito bonitas. Só durante o Dakar conseguimos ver cenários como esses”, disse André.

Etapa longa como a de hoje não é só sinônimo de beleza, mas também de problemas. E Klever Kolberg e Lourival Roldan tiveram uma lista deles. “Primeiro foi o hodômetro que parou de funcionar 500 metros depois da largada. Como saímos atrás pegamos rastros bem definidos, o que ajudou. Depois foi a poeira densa dos outros veículos. Quando saímos da pista para ultrapassar, furou um pneu. Para finalizar, quebrou um dos tubos do sistema de calibragem dos pneus. Tivemos que parar para trocar a peça”, contou Kolberg. “Foi um dia bastante cansativo”.

Kolberg e Roldan terminaram na 17ª posição na geral e em terceiro na categoria Super Production diesel. Na classificação acumulada, a dupla brasileira da equipe Petrobras Lubrax aparece em 16ª na geral.

Etapa Maratona – Para complicar ainda mais a vida dos pilotos, na chegada a Ghat eles não puderam contar com a ajuda dos mecânicos. A etapa foi a primeira parte do trecho Maratona, onde cada um tem que cuidar do próprio equipamento. Os mecânicos que viajam nos veículos de assistência, como o brasileiro Geraldo Lima, seguiram direto para Sabha. Eles não terão trabalho esta noite, mas em contrapartida vão rodar cerca de 1.500 quilômetros no total desde a saída de Ghadames, nesta manhã.

“Eu mesmo vou ter que fazer a manutenção na moto. Só vou precisar trocar a roda traseira para sair com pneu novo na etapa de amanhã, que será a mais longa do Dakar 2003, com 727 quilômetros”, contou Jean Azevedo, que corre com uma moto KTM 660. Depois de fazer essa declaração, ele percebeu que trocar a roda não seria o único trabalho. Um “barulho estranho” na suspensão dianteira está preocupando o brasileiro. “Quando balança a moto, parece que tem algo solto lá dentro. Nunca vi isso”, contou.

Vencedores Na classificação geral, só deu europeu. Os franceses Richard Sainct, de moto KTM, e Stephane Peterhansel, de Mitsubishi Pajero Evolution, foram os campeões do dia. Nos caminhões, o holandês Johannes De Rooy terminou em primeiro com um DAF.

A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Controlsat Monitoramento Via Satélite, Minoica Global Logistics, Mitsubishi Brabus, IBM, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Sadia, Dakar Promoções, Vista Criações Gráficas, Adventure Gears, Kodak Professional, Mercedes-Benz Caminhões e site Webventure (www.webventure.com.br).

VipComm
ASSESSORIA DE IMPRENSA
EQUIPE PETROBRAS LUBRAX
Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira
Pabx.: (11) 3865-5741 / Celular: (11) 9646-5955
E-mail: vipcomm@vipcomm.com.br
Site: www.vipcomm.com.br

Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro

Last modified: fevereiro 22, 2017

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure