Rodrigo Raineri confiante. (foto: Vitor Negrete/Divulgação)
Os brasileiros Rodrigo Raineri e Vitor Negrete já estão em mais uma missão nada simples. Os alpinistas encontram-se no Everest para tentar escalar a montanha mais alta do mundo sem o uso de oxigênio suplementar.
A dupla de alpinistas quer chegar ao cume do Everest sem utilizar cilindros e máscaras de oxigênio. Eles esbanjaram confiança durante o embarque para o exterior, na semana passada. Vamos tentar mais esse desafio, disse Raineri. Não vai ser fácil, mas estamos preparados, acrescentou Negrete.
Os alpinistas foram os primeiros brasileiros a conquistarem o Monte Aconcágua pela face sul. Para vencerem o novo objetivo Raineri e Negrete precisarão mostrar experiência, preparo físico, técnico e psicológico, além de muito capacidade de aclimatação.
Zona da Morte – O pior momento para os brasileiro será a partir dos 6 mil metros de altitude, quando atingem a conhecida Zona da Morte, pela falta de oxigênio na atmosfera a concentração fica inferior a 30%, se comparada com a do nível do mar.
O primeiro escalador a conseguir a façanha de chegar ao cume do Everest sem oxigênio foi Messner, em 1978. Ele precisou de mais de uma hora para percorrer somente os últimos 100 metros, em função da dificuldade pelo ar rarefeito.
Este texto foi escrito por: Webventure