Foto: Pixabay

Brasileiros vão ao Mundial de Vela em busca de vaga nas Paraolimpíadas

Redação Webventure/ Vela

Seis velejadores disputam Mundial visando as Paraolimpíadas (foto: Comitê Paraolímpico Brasileiro)
Seis velejadores disputam Mundial visando as Paraolimpíadas (foto: Comitê Paraolímpico Brasileiro)

Duas tripulações brasileiras embarcaram no último final de semana rumo a Rochester, nos Estados Unidos, para disputar o Campeonato Mundial da IFDS (Fundação Internacional de Vela Adaptada). Os seis velejadores portadores de deficiência lutarão por uma das cinco vagas restantes para os Jogos Paraolímpicos de Pequim, em 2008.

No BRA 1, estarão Luis César Mariola, Darke de Matos e Rossano de Sá Leitão. Já no BRA 2, a tripulação será formada por Ricardo Ximú, Tui de Oliveira e Reinaldo dos Santos. As duas equipes garantiram a vaga no Mundial com o primeiro e o segundo lugares, respectivamente, no Campeonato Brasileiro de Vela Paraolímpica, realizado no começo do ano, em São Paulo.

No Mundial, eles competirão na classe Sonar, um barco de 22 pés adaptado, enquanto que no Brasil eles utilizam o modelo semelhante Ranger 22. Os barcos para o Mundial serão alugados nos Estados Unidos e entregue à eles no dia 4/09.

Programação – A primeira regata treino será realizada no dia 9 e a disputa começa oficialmente no dia 10/09. Até a primeira regata, os brasileiros terão tempo para se adaptarem ao barco e treinarem no local da prova.

A estimativa é de que 27 barcos de 18 países diferentes participem do Mundial da IFDS na classe Sonar. O time da casa possui o maior contingente, no total serão cinco barcos e 15 velejadores.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: setembro 4, 2007

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure