A assessoria de imprensa da expedição “O Brasil no Topo do Mundo”, composta por Waldemar Niclevicz, Irivan Burda, Marcelo Santos, Alir Wellner e Paulo Souza divulgou hoje que a equipe deve retornar ao Brasil somente no fim de outubro. E que haverá entrevista coletiva cuja data ainda não foi definida.
Ao deixar o Brasil para viajar rumo ao Everest, Niclevicz recebeu os jornalistas e a entrevista ficou marcada por perguntas em torno de acusações levantadas por colegas de montanha e expostas na revista semanal Época, da editora Globo. Foram questionados alguns dos feitos do alpinista, entre eles a escalada do K2, a segunda maior montanha do mundo, em 2000, e do McKinley, a maior montanha da América do Norte.
Niclevicz prometeu mostrar provas desses e de outros feitos quando voltasse do Everest. Chegou a mencionar que traria consigo o italiano Abele Blanc, com quem teria chegado ao cume do K2, aumentando as expectativas da imprensa para sua entrevista no retorno da maior montanha do mundo.
Resumo – A expedição do alpinista e seus companheiros já dura 61 dias. O objetivo de alcançar o cume do Everest, sem uso de oxigênio artificial, não foi atingido. Niclevicz e Irivan anunciaram na última quinta-feira (03/10) que iriam usar oxigênio por questão de segurança e para não comprometer o sucesso da expedição. O ataque ao cume seria feito na sexta, mas, segundo relatado pelos alpinistas, foi interrompido por causa de fortes ventos e do mau tempo.
Niclevicz e Irivan partiram, então, para a escalada do Lhotse, vizinho do Everest e quarta maior montanha do mundo. Informaram a chegada ao cume nos primeiros minutos de sábado, com oxigênio artificial. Eles seriam os primeiros do Brasil a alcançar o topo desta montanha.
Marcelo Santos e Alir não participaram desta fase final porque, de acordo com os relatos do site oficial da expedição, www.obrasilnoeverest.com.br, não se adaptaram à grande altitude. Marcelo teria apresentado sintomas de congelamento nas extremidades dos dedos, falta de ar e formigamentos. E Alir teve uma indisposição estomacal. Eles se juntaram a Paulo, responsável pela base.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: outubro 7, 2002