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Briefing eletrônico da etapa Estação da Luz/ Jogos da Aventura

Redação Webventure/ Corrida de aventura

Gabriela  da Lobo Guará  rema na prova Ubatumirim  em 2004 (foto: Tico Utiyama)
Gabriela da Lobo Guará rema na prova Ubatumirim em 2004 (foto: Tico Utiyama)

A primeira etapa do Natura Kaiak Short Adventure, na Estação da Luz, que acontece neste fim de semana, na região em Paranapiacaba (Santo André) e Baixada Santista, no Estado de São Paulo, terá um ar todo especial. A largada das provas curta e longa será na Estação da Luz, pleno centro de São Paulo.

Confira o briefing eletrônico da etapa produzido pela Ecomotion Outdoor Sports Marketing, que realiza este evento desde 2002.

  • ETAPA ESTAÇÃO DA LUZ

    CONCENTRAÇÃO: Praça da Luz s/n

    Todas as equipes devem se apresentar na estação entre 6h e 7h30 do dia 30/4, sábado, para que haja tempo suficiente para a entrega dos kits de prova, o pagamento do seguro obrigatório e a entrega do termo de responsabilidade assinado.

    Não se atrasem. O trem tem um horário a cumprir e não poderemos retê-lo na plataforma além do previsto. Quem não estiver embarcado no momento em que o trem partir, não poderá participar da prova. A equipe será considerada desistente.

  • Horário de saída do trem: 8h10.

    O trem é só de ida. Ao final da corrida, competidores e apoios voltarão para casa no(s) carro(s) da equipe.

  • Como chegar na Praça da Luz:

    Para chegar na Estação da Luz, as equipes vindas das zonas norte, leste e rodovias Dutra, Airton Senna, Castelo Branco, Bandeirantes, Anhanguera e Fernão Dias devem usar a marginal Tietê. Entrar na av. Tiradentes a partir da Ponte da Bandeira e seguir pela faixa direita da pista local até a Pinacoteca do Estado. Virar na 1. à direita e já será a Estação da Luz.

    As equipes vindas das zonas sul, oeste, rodovias Régis Bittencourt e Raposo Tavares, devem utilizar os corredores da av. 23 de Maio e ou av. 9 de Julho até chegar ao vale do Anhangabaú. Seguir em frente e imediatamente após passar sob o viaduto Antonio C. Jobim está a Estação da Luz do Metrô à sua direita.

    Entrar à direita na bifurcação logo após a estação. Entrar à direita na rua São Caetano e na primeira à esquerda que der mão (terceira esquina à esquerda). Em seguida virar, novamente, na primeira à esquerda até o semáforo. Ao cruzar a pista expressa, virar à esquerda na pista local da av.Tiradentes, seguir pela faixa direita da pista local até a Pinacoteca do Estado e virar na 1. à direita.

    Encontrem um lugar para estacionar próximo à entrada central da estação. Não é necessário que todos entrem na estação. É importante o apoio permanecer junto ao veículo, enquanto os competidores retiram os kits e formalizam os últimos procedimentos.

    Depois da retirada dos Kits, os atletas munidos de seus equipamentos (para a prática de trekking e canoagem), tanto os obrigatórios (ex.: colete salva-vidas, bússola, etc), quanto os opcionais (ex.: remos, saco estanque, etc.) devem se dirigir à plataforma, seguindo as orientações dos organizadores, enquanto os apoios devidamente munidos do ROAD BOOK deverão partir para a primeira área de transição.

    A equipe deverá levar também material para isolamento do mapa (“papel contact”, estilete, etc.), além de réguas, lápis, canetas, etc. Será necessário para “plotar” as coordenadas dos PC’s antes e durante a prova.

    A organização recomenda que todos os condutores dos automóveis de apoio respeitem fielmente as leis de trânsito. Não há necessidade dos apoios correrem para chegar mais rápido. Todos os deslocamentos dos automóveis são mais curtos e rápidos que os percursos dos atletas, independente da modalidade. Noventa por cento das vias são pavimentadas e o restante não requer nenhum tipo de equipamento especial como, por exemplo, tração 4×4. Qualquer carro poderá ser usado nesta prova.

  • Sobre a prova

    A navegação nas corridas de aventura é sempre importante e nesta não será diferente. Apesar de alguns trechos serem bem fáceis, em outros, esta habilidade será posta à prova. Além das dificuldades naturais (e teremos algumas bem interessantes), os navegadores terão que marcar os pontos dos postos de controle, a medida em que avançam na prova, ou seja, só saberão onde é o PC2, se conquistarem o PC1.

    Os atletas devem se preparar para uma prova rápida, dinâmica e técnica. Serão aproximadamente 10 Km de caiaque inflável, 25 Km de mountain bike e 8 Km de trekking.

    Outras habilidades são necessárias pois haverá trechos de canyoning (caminhar por leito de rios) por aproximadamente 3 Km e “push-bike” por cerca de 1,5 Km. Além disto, as primeiras equipes terão que remar por cima de uma barreira de água-pés (plantas aquáticas flutuantes).

    Não haverá cortes, mas todos os PC’s têm horário de fechamento. Ou seja, as equipes que não saírem dos PC’s antes do Horário Limite, estarão desclassificadas e não poderão continuar na prova. Todos os horários para fechamento dos PC’s foram estipulados com bastante folga.

    A travessia de rodovias e ferrovias será uma constante. Todo cuidado é pouco, e em alguns casos, a espera pela liberação da ferrovia, pode ser superior a 15 minutos.

    SHORT ADVENTURE

    No total serão 7 Postos de Controle, incluindo a Largada, Chegada e um PC Virtual.

    Serão 4 transições, sendo uma delas sem apoio.

    As modalidades acontecerão na seguinte seqüência:

    – Trekking
    – Canoagem (Caiaques Infláveis)
    – Mountain Bike
    – Trekking
    – Mountain Bike

    LONG ADVENTURE

    No total serão 12 Postos de Controle, incluindo a Largada, Chegada e um PC Virtual.

    Serão 8 transições, sendo uma delas sem o apoio.

    As modalidades acontecerão na seguinte seqüência:
    – TREKKING
    – CANOAGEM (CAIAQUES INFLÁVEIS)
    – MOUNTAIN BIKE
    – TREKKING
    – MOUNTAIN BIKE
    – TREKKING
    – CANOAGEM (CAIAQUES INFLÁVEIS)
    – TÉCNICAS VERTICAIS
    – CANOAGEM (CAIAQUES INFLÁVEIS)

    É permitido para as equipes que quiserem podem ter 2 carros de apoio.

    São aproximadamente 50 minutos de deslocamento com o trem (atenção: não existem banheiros na Estação da Luz).

    Considerando a Estação da Luz como ponto de partida e de retorno, os apoios percorrerão, ao todo 125 Km.

  • Charada:

    Na prova haverá uma charada. As equipes terão que resolver uma charada durante a viagem do trem, sem a qual não será possível localizar a placa com as coordenadas do PC1.

  • Cronograma

    Sábado, 30 de abril
    6h às 7h30 Retirada dos Kits
    7h30 às 7h55 Concentração para Embarque
    8h10 Saída do Trem
    9h05 Chegada na Estação de Destino
    19h30 – Encerramento da Etapa Short Adventure

    Domingo, 1º de maio
    14h30 Encerramento da Etapa Long Adventure

    Boa prova!

    Para mais informações acesse www.ecomotion.com.br.

    Este texto foi escrito por: Webventure

    Last modified: abril 28, 2005

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    Redação Webventure
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