Webventure

Briga continua intensa na Production para a vitória no Sertões 2006


Franciosi e Capoani lideram o Sertões até a sétima etapa (foto: Theo Ribeiro/ www.webventure.com.br)

Direto de Brumado (BA) – O Rally dos Sertões 2006 tem uma situação inusitada na classificação geral dos carros. Veículos da categoria production, considerada a base do rali, estão na liderança da tabela e só um desastre irá tirá-los do título.

José Franciosi e Rafael Capoani assumiram a liderança na especial após o Jalapão e seguem no topo da classificação, ameaçados por Reinaldo Varela e Marcos Macedo. Após a sétima etapa, entre Seabra e Brumado, na Bahia, a diferença entre os dois está em 9,5 segundos. As duas duplas competem com modelos Mitsubishi L200 RS, praticamente original de fábrica, bem diferente dos veículos preparados especialmente para rali, cotados como favoritos antes da prova começar.

É a segunda vez de Franciosi no Sertões, e seu quarto rali. Para ele, a sorte foi o fundamental para assumir a liderança e o piloto não pretende deixá-la. “Não fui eu quem assumiu a liderança, me deram de presente”, brincou. “Não tenho experiência, esse é meu quarto rali e o segundo Sertões. Não vou inventar numa hora dessas”, completou Franciosi.

Reinaldo Varela agora tem a missão de descontar cerca de 15 segundos em dois dias de especiais rápidas. “Vi que dá para chegar junto. Não tem nada definido ainda, mas isso já dá uma animada”, comentou o piloto.

Pressão – Reinaldo Varela já venceu o Rally dos Sertões em 2000 e compete desde 1997. Já foi campeão mundial de Cross-country, em 2001, e afirma que não se abala com a pressão do resultado. “Já estamos no rali faz tempo e esse tipo de pressão não afeta mais. Conseguimos tirar a diferença para o Franciosi hoje e estamos praticamente empatados agora. Vamos continuar com um ritmo forte, mas poupando o carro. Só arrisco quando consigo ver o obstáculo e me sinto confiante para arriscar”, comentou o piloto.

Desde a estréia de Franciosi no Sertões, no ano passado, ele e Varela travam disputas diárias na competição. “Tanto no ano passado como agora, disputamos todos os dias por posições, tem sido assim sempre. Amanhã será um dia decisivo. Precisamos abrir vantagem para ficarmos tranqüilos no último dia”, comentou Franciosi.

Em terceiro lugar na classificação geral está a dupla Marcos Baumgart e Alberto Andreotti, a primeira Mitsubishi L200 Evolution da tabela, o único carro entre os cinco primeiros que não faz parte da categoria Production. Para eles, conseguir terminar as etapas sem problemas é a chave para a classificação.

“Para mim é um resultado fantástico. Que vale todo o esforço da nossa equipe. Vamos analisar como estão os tempos e, se tivermos condições de brigar pelo primeiro lugar, vamos com tudo”, comentou o piloto. “Nós gostamos de especiais longas, vamos torcer para que esses últimos dias sejam como os anteriores”, disse o navegador Andreotti.

Em quarto lugar está a dupla potiguar estreante no Rally dos Sertões, Reinaldo Iglesias e Daniel Souza. A dupla manteve a regularidade de resultados, mas está ameaçada por Riamburgo Ximenes, companheiro de equipe e mentor dos novatos.

“Estou tentando tirar a cada dia essa diferença. A mais de uma hora do terceiro colocado, vou brigar pelo quarto lugar”, disse o cearense que ocupa a quinta colocação. Ximenes teve problemas anteontem, no meio da areia pesada da quinta etapa do rali e terminou sem tração dianteira.

Este texto foi escrito por: Daniel Costa