Dezessete horas “lutando” com os cavalos, pressa para vencer o horário de corte, erros de navegação. Esses foram os elementos que definiram as primeiras posições do Raid Gauloises 2003 neste fim de semana. Confira um resumo.
A cavalgada sob a luz da lua marcou o final do quarto dia, na última sexta-feira (13/06), e boa parte do quinto dia para as equipes ponteiras do Raid Gauloises 2003. Curiosamente, a maioria dos times acreditava que este era o estágio que menos impacto poderia causa à classificação geral da corrida. No fim, o trecho durou muito mais do que o esperado. A Montrail, líder da prova desde o terceiro dia, precisou de 17 horas para completá-lo, 7 horas a mais do que se esperava. Os cavalos não colaboraram.
Não sei se gostaria de ser um caubói, mas com certeza os cavalos não querem ser corredores de aventura. Eles estão esgotados, eu quase carreguei o meu no colo. Num ponto, um dos cavalos simplesmente sentou-se no chão, contou John Jacoby, da Montrail, ao site oficial do evento. Três dos nossos cavalos também se sentaram e passamos a andar com apenas um, contou Claud Stallknecht, da Human Link (SUE), que vinha 1h30 atrás da Montrail.
A cavalgada aconteceu entre os PCs 20 e 26, onde começaria o trecho de mountain bike (antes programado para técnicas verticais) que os levaria ao PC 28, área de transição para os 38km de rafting. Ao final, no PC 29, haveria o último ponto de corte no Gauloises: quem não chegasse ali até as 20h30 seria obrigado a encarar a dark zone e só poderia voltar à corrida às 5h do dia seguinte. Em outras palavras, daria adeus à briga pelo título.
A Montrail entrou na água às 16h30 (horário local) do quinto dia de prova (14/06). Foi a única a escapar do corte e ali garantiu a vitória. Às 20h30, todos os demais times que estavam no rafting tiveram de ir para a margem e aguardar ali até o domingo de manhã. Só assim para a neo-zelandesa Seagate dormir eles não haviam parado até então. E enquanto os concorrentes estavam parados, a Montrail se preparava para pedalar sozinha o trecho entre os PCs 29 e 31.
No domingo (15/06), a briga pelo segundo lugar roubou a cena, dada a vitória praticamente assegurada à Montrail, que, tendo concluído o biking, já havia partido para o trecho final de trekking e canoagem.
Human Link, Ertips X-Adventure (FRA) e Buff Extrem (ESP) tinham pouquíssima diferença de tempo entre si quando retornaram à prova às 5h20, após a dark zone. Quem ficou pelo caminho foi a VSD-Eider, campeã do Gauloises 2002, que abandonou no PC 29.
Após a pedalada, a Ertips X-Adventure e a Human Links tentaram recuperar o tempo perdido acelerando no trekking entre os PCs 31 e 33 que antecedeu os 40 km de canoagem, último estágio da corrida. A Buff Extrem viria na seqüência, pressionando os dois times. E na briga pelo quinto lugar apareciam a Seagate e a Saab Salomon. Um time novato no Gauloises veio logo depois: Equilibre Atitude (FRA).
Durante o trekking, os franceses da Ertips chegaram a passar correndo pela Human Link, abrindo cerca de 1h de vantagem. Mas o time sueco foi o primeiro a encontrar o caminho certo para o PC 33, início da canoagem, enquanto a Ertips perdeu 2h30 para chegar lá. A Human Link iniciou a canoagem com 30 minutos de vantagem e a aumentou para 1 hora na água, sendo mais rápida que a Ertips, tida como especialista em canoagem.
Sem ser ameaçada em nenhum momento pelos rivais, a Montrail cruzou a linha de chegada no PC 34 às 10h16 (locais). Duas horas e meia depois chegou a Human Link, considerada uma grande revelação do Gauloises 2003 por se tratar de uma equipe jovem e relativamente inexperiente eles estrearam no Raid Series com um terceiro lugar na primeira etapa, na Escócia, no mês passado. Os suecos são muito bons na navegação e fizeram um excelente trabalho no trekking final. Merecem o segundo lugar, elogiou o francês Gilles Zok, da Ertips, ao terminar a prova na terceira posição, a mesma que obtive em 2002.
Até as 18h30 desta segunda-feira (3h30 da terça-feira no Quirguistão), oito equipes ainda permaneciam competindo. O Raid Gauloises 2003 será oficialmente encerrado na próxima quinta (19/06).
Curtas
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: junho 16, 2003