Webventure

Britânico faz a primeira ligação 3G do cume do Everest


Kenton Cool liga para a esposa a 8.848 metros de altitude (foto: Reprodução/ Youtube)

Após chegar pela nona vez no topo do Everest, o britânico Kenton Cool realizou a primeira ligação 3G do cume da montanha. O telefonema foi para sua esposa, Jazz. Até esta temporada, apenas telefones satelitais eram garantia de comunicação na região, mas a novidade em 2011 foi a instalação de antenas 3G no vilarejo de Gorak Shep, no vale do Khumbu, próximo ao Acampamento Base da montanha.

Veja também

  • Todas as notícias da temporada 2011 no Everest
  • A 8.848 metros de altitude, Cool realizou no dia seis de maio a ligação mais alta da história. Não contente, o montanhista ainda enviou um comentário a seu twitter: “Cume do Everest número nove! E o primeiro tweet do topo do mundo, graças um sinal fraco de 3G e o sensacional Samsung Galaxy S2” comemorou no @kentoncool. Cool é guia de montanha da empresa Dream Guides.

    Estas ações, no entanto, são possíveis desde a cobertura via satélite de telefonia no Everest. Ficando a novidade apenas para a transmissão via telefone comum. Ainda no começo da temporada, a tecnologia sofreu críticas devido ao sinal fraco, uma vez que as baterias movidas pela energia solar não deram conta por causa das condições de tempo nublado.

    Sucesso brasileiro – O Brasil também tem o que comemorar na temporada 2011 do Everest. Os montanhistas Carlos Santalena e Carlos Canellas chegaram ao topo da montanha na madrugada deste sábado (horário de Brasília). Santalena, com 24 anos, se tornou o mais jovem brasileiro no topo do mundo. O grupo ainda teve a companhia de Rodrigo Raineri, que tentava seu segundo cume do Everest na carreira, e ainda tinha planejado decolar de Parapente do topo, porém retornou próximo dos 8.400 metros de altitude, abortando o ataque.

    Em outra expedição, Cid Ferrari encerrou ontem seu período de aclimatação e agora retorna ao Acampamento Base para esperar uma janela de bom tempo até o ataque ao cume. Em seu facebook, Cid comentou as dificuldades de encarar a maior montanha do mundo. “Está tudo certo comigo, mas é preciso de uma saúde de ferro para aguentar os mais de 40 graus positivos e o frio de 30 negativos. A minha maior dificuldade até agora foi superar a falta de oxigênio, que chega a ser menos da metade da quantidade normal, por causa da grande altitude.”

    Assista ao vídeo da primeira ligação 3G do topo do Everest (em inglês)

    Este texto foi escrito por: Redação Webventure