Webventure

Britânico faz dois saltos com pára-quedas de Da Vinci

Um britânico realizou com êxito a proeza de saltar duas vezes usando um pára-quedas idealizado há mais de 500 anos por Leonardo Da Vinci, demostrando a eficiência do dispositivo inventado pelo artista italiano.

Adrian Nicholas saltou de um balão, a 3.000 metros de altura, sobre o parque Kruger, noroeste da África do Sul, equipado com o pára-quedas de Da Vinci e de um pára-quedas moderno, no caso de uma emergência. A informação foi divulgada ontem.

O pára-quedas de Da Vinci permitiu que Nicholas chegasse suavemente até aproximadamente os 900 metros de altura, quando utilizou o modelo moderno para pousar, uma vez que a invenção do artista italiano não permite pilotar com precisão os últimos metros. “Essa é a única razão pela qual usei o outro pára-quedas. Tive medo de aterrissar em uma árvore ou algo assim”, acrescentou, insistindo que Da Vinci não planejou um pouso suave e sim “simplesmente pensou em chegar terra são e salvo” através de seu invento.

O pára-quedas foi criado a partir dos desenhos de da Vinci, que datam de 1485 e que jamais foram colocados em prática. Nicholas contou com a ajuda do professor Martin Kemp, da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, para decifrar os planos, e de um amigo, que fabricou dois exemplares do invento.

Este texto foi escrito por: Webventure