Mike Golding e Dee Caffari fazem aliança técnica (foto: onEdition)
A edição de 2008 da regata solo de volta ao mundo Vendée Globe terá uma situação inusitada. Dois competidores britânicos, Dee Caffari e Mike Golding, formarão uma aliança técnica para desenvolver seus veleiros Open 60 e tentar combater a hegemonia dos franceses, vencedores de todas as cinco edições da prova.
Mike Golding é o maior velejador solo britânico e tem muita experiência na classe. Neste ano, durante a regata Velux 5 Oceans, também de volta ao mundo, Golding teve seu mastro repartido em dois, após ter realizado uma operação de resgate para seu compatriota Alex Thomson. Por isso o velejador não continuou na competição, que ainda está em curso.
Dee Caffari, que está iniciando na classe Open 60, completou a regata Aviva Challenge, se tornando a primeira mulher a completar uma regata solo de volta ao mundo, sem paradas, que vai contra o vento e as correntes. Seu objetivo na Vendée Globe, que faz a volta na direção a favor dos ventos, é de também ser a primeira a completar o feito nas duas direções, conquistado pela primeira vez por Mike Golding. A aliança com o experiente compatriota poderá ser positiva para Caffari, para que possa se familiarizar com a tecnologia e as técnicas de sua nova classe.
A relação dos dois é muito próxima, já que há oito anos atrás Golding deu à Caffari seu primeiro emprego na vela profissional. No entanto, apesar da união em prol da maior velocidade e melhor funcionamento dos veleiros, o Ecover de Mike e o Aviva de Dee, os dois passarão a ser adversários na largada da regata, no dia 09/11 de 2008.
Este texto foi escrito por: Webventure