Cyril Despres inicia uma das muitas escaladas nas trilhas montanhosas (foto: Divulgação Gauloises)
Um dia perfeito para os dois Touareg Volkswagen que voltam a fazer dobradinha na liderança do Rally do Oriente. O francês Bruno Saby venceu a quarta etapa do rali realizada nesta quarta-feira (29/6) assumindo a ponta da classificação geral dos carros na competição. O sul-africano Giniel De Villiers também teve um dia positivo, fez o segundo melhor tempo da etapa e se posicionou em segundo na geral.
O francês Jean Louis Schlesser, que liderava o rali até esta última etapa, não conseguiu manter o ritmo com seu buggye Ford e cedeu terreno para os carros da Volks. A etapa do dia teve duas especiais em um total de 331 quilômetros de trecho cronometrado. O dia mais longo e cansativo até o momento na Turquia, onde as equipes têm enfrentado uma onda de calor com temperaturas passando dos 37 graus.
Atual líder do Mundial FIA, Bruno Saby considerou a quarta etapa a mais difícil de todas. “Não foi fácil. Fazia muito calor dentro do carro. Ainda tivemos um susto, porque na primeira etapa eu bati em uma pedra e a direção acabou danificada. Sorte que os técnicos conseguiram consertar antes do início da segunda especial”, comentou Saby. “O maior problema mesmo foi que tive que usar toda a água que tinha para beber limpando o pára-brisas, já que a poeira se acumulava no vidro da frente e eu não consegui ver nada nos quilômetros finais”, explicou.
Já Schlesser apenas lamentou a dificuldade nos trechos do dia: “As duas especiais foram subindo as montanhas e não havia nada que eu pudesse fazer contra os 4×4”, desabafou Schlesser que corre com seu tradicional buggye com tração 4×2.
Motos – Primeira vitória do francês David Casteu (Gauloises-KTM) no Rally do Oriente. Casteu dominou a segunda especial do dia, o que lhe permitiu uma aproximação com o chileno Carlo De Gavardo (La Tercera-KTM), segundo na classificação geral. O também francês Cyril Despres (Gauloises-KTM) ficou com o segundo melhor tempo do dia, mantendo a liderança na classificação geral. De Gavardo terminou em terceiro na etapa.
Os três pilotos líderes andaram quase todo o tempo juntos nas duas especiais. Na primeira etapa, em trechos mais montanhosos, De Gavardo conseguiu ainda abrir alguma vantagem com sua KTM 450cc e fez o melhor tempo. Mas na segunda etapa os motores de 700cc de Despres e Casteu falaram mais alto deixando o chileno em desvantagem.
O Rally do Oriente é válido como quarta etapa dos Mundiais de Rali Cross-Country da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e da FIM (Federação Internacional de Motociclismo).
Classificação geral dos carros:
1. Bruno Saby/Michel Périn, Volkswagen, 3:45.35
2. Giniel de Villiers/Tina Thörner, Volkswagen, 3:47.46
3. Jean-Louis Schlesser/François Borsotto, Schlesser-Ford, 3:58.29
4. Serge Jordan/Jean Marie Lurquin, Nissan Pathfinder, 4:02.04
5. Benoit Rousselot/Fabian Lurquin, Nissan Pathfinder, 4:07.27
Classificação geral das motos:
1. Cyril Despres, KTM SP +450 12h30’41
2. Carlo De Gavardo, KTM SP 450 12h52’22
3. David Casteu KTM SP +450 13h10’48
4. Michael Gau, KTM SP +450 13h22’50
5. Marek Dabrowski, KTM SP +450 13h28’54
Este texto foi escrito por: Webventure