Foto: Pixabay

Bruno Saby mais líder do que nunca na Turquia

Redação Webventure/ Offroad

Cyril Despres acelerando durante a primeira especial do dia (foto: Divulgação Gauloises)
Cyril Despres acelerando durante a primeira especial do dia (foto: Divulgação Gauloises)

A vitória de Jean Louis Schlesser e seu buggye Ford na primeira especial parece mesmo ter sido apenas um susto para a equipe Volkswagen. Ao final da quinta etapa nesta quinta-feira (30/6), os Touaregs do francês Bruno Saby e do sul-africano Giniel De Villiers dominam o Rally do Oriente, como o previsto. Saby voltou a vencer a etapa de hoje e amplia ainda mais sua liderança na classificação geral dos carros na prova.

Mais uma vez os competidores enfrentaram duas especiai. Na verdade, exatamente o mesmo percurso realizado na etapa de ontem, apenas invertido, retornando em direção a capital da Turquia, Ankara.

Partindo da localidade turca de Erzurum a primeira especial teve 148 quilômetros seguida por um trecho de deslocamento de 133 quilômetros com parada para reabastecimento das motos. Na seqüência mais uma especial de 183 quilômetros em uma sinuosa estrada de montanha. De lá um pequeno deslocamento até a cidade de Sivas, sempre no oeste da Turquia.

Sem seus principais adversários da equipe oficial Mitsubishi competindo, os Touaregs 4×4 de Saby e De Villiers ganham folgada vantagem nas etapas montanhosas do rali. O buggye 4×2 de Schlesser encontra dificuldades em acompanhar o ritmo dos Touaregs nas pistas rochosas da região.

“Mais uma etapa maravilhosa. A especial de hoje mais parecia um trecho clássico do Mundial de Rali (WRC) do que uma prova de cross-country”, brincou o líder Saby. “Após marcar o melhor tempo de ontem, hoje fomos os primeiros a largar na especial. Isso lhe dá uma série de vantagens, mas também alguns problemas. Por exemplo não ter a oportunidade de seguir a trilha marcada por outro piloto. Precisamente por isso estou ainda mais feliz com a minha vitória hoje”, comentou Saby que também lidera o Mundial FIA.

Motos – Um dia que o chileno Carlo De Gavardo (La Tercera-KTM) deve estar tentando esquecer. Este é o principal retrato da etapa desta quinta-feira entre as motos no Rally do Oriente. Com sua KTM 450, De Gavardo vinha se esforçando para acompanhar o ritmo das KTM 660 do líder Cyril Despres (Gauloises-KTM) e David Casteu (Gauloises-KTM), mantendo um importante segundo lugar na classificação geral.

Largando em terceiro na primeira especial do dia o chileno escorregou com sua moto em uma curva aberta caindo direto no mato lateral da pista. Apenas com pequenos arranhões De Gavardo acelerou a moto para não perder o contato com Casteu. Mas ao forçar demais na velocidade acabou ultrapassando o limite de velocidade em uma zona de 50km/h. Penalizado em 12h30seg. despencou para o 18 melhor tempo do dia e caiu para terceiro na geral.

“A penalização foi aplicada em uma zona no final da etapa e agora me dei conta de que há uma defasagem entre o meu ‘trip paster’ que não detectou a chegada a área com limite”, lamentou o chileno. “Não tenho nada que contestar, é uma regra e deve ser cumprida. Agora só tenho que pensar em amanhã fazer uma boa corrida e tentar recuperar o tempo perdido. Definitivamente hoje não foi um dia nada bom”.

Com a má sorte de De Gavardo, o trio da equipe francesa Gauloises-KTM dominou o dia. O melhor tempo foi do líder Cyril Despres, seguido por seus companheiros David Casteu e Michel Gau. “Foi muito interessante voltar a fazer a etapa de ontem em sentido inverso. Deu para acompanhar o traçado da pista pelas marcas deixadas pelos carros ontem”, comentou o líder Despres. “Fiquei muito surpreso como a especial é totalmente diferente vista no sentido inverso”, disse.

Classificação geral dos carros:
1. Bruno Saby/Michel Périn, Volkswagen , 2:01.59 hrs
2. Giniel de Villiers/Tina Thörner, Volkswagen, 2:02.13 hrs
3. Jean-Louis Schlesser/François Borsotto, Schlesser-Ford, 2:06.36 hrs
4. Serge Jordan/Jean Marie Lurquin, Nissan Pathfinder, 2:09.36 hrs
5. Benoit Rousselot/Fabian Lurquin, Nissan Pathfinder, 2:28.39 hrs

Classificação geral das motos:
1. Cyril Despre, KTM SP +450 14h38’50
2. David Casteu, KTM SP +450 15h20’31
3. Carlo De Gavardo, KTM SP 450 15h26’30
4. Michel Gau, KTM SP +450 15h33’47
5. Marek Dabrowski, KTM SP +450 15h50’59

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: junho 30, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure