Foto: Pixabay

Bruschetta é campeão mundial de J/24

Redação Webventure/ Vela

Alan Adler (foto: Divulgação/ ZDL)
Alan Adler (foto: Divulgação/ ZDL)

O diretor do projeto do Brasil 1 Alan Adler, ao lado de mais quatro brasileiros, foi campeão hoje do Mundial da classe J24 a bordo do veleiro Bruschetta. O comandante da embarcação é o carioca Maurício Santa Cruz e Adler foi responsável pela tática da equipe.

Junto com eles, Daniel Santiago (mastro), Alexandre Saldanha (proeiro) e Paolo Boido (regulador de velas) completaram a tripulação que dominou os últimos dias de mundial e terminou com 20 pontos de diferença para o segundo colocado.

O vento em Melbourne estava muito forte, em torno de 40 nós, e a organização resolveu cancelar a última etapa, de hoje. O projeto para a vitória do Bruschetta no mundial começou quatro anos atrás, quando essa tripulação foi formada.

“Estamos muito felizes. Foi uma vitória espetacular, tenho um ótimo time comigo. Passamos os últimos três anos na J/24, treinando toda semana. Ficamos em segundo lugar no mundial passado, o que foi até um pouco de sorte, porque dois dos favoritos tiveram uma quebra”, disse o comandante Santa Cruz.

Perfil – Esse é o segundo título mundial de Adler. Em 1989 ele venceu o mundial de Star. Começou a competir em 1981, no Campeonato Brasileiro Júnior de 470. Participou de três jogos Olímpicos na Star e no de Los Angeles, em 1984, ficou em sexto. Em 2003 Adler ganhou a medalha de prata nos jogos Pan-Americanos a bordo do Bruschetta.

“O Alan fez um trabalho incrível em ficar concentrado na prova enquanto organizava tudo para o Brasil 1. Teve que conseguir combustível e arrumar tudo para o veleiro estar aqui até a regata In-port”, disse o proeiro Alexandre Saldanha.

Além de participar da competição, Adler está em Melbourne para receber o Brasil 1, que está sendo rebocado para a Austrália.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure

Last modified: janeiro 20, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure