Foi um dia de difícil navegação e resistência tanto para pilotos de motos como de carros. O Rally partiu cedo de Saratov para uma longa especial de 450 km, com apenas 27 km de deslocamento. O final da Especial do dia foi na cidade de Uralsk, já no Kasaquistão, fechando a última perna do Master Rally em território russo.
A longa Especial do dia era uma mistura de navegação difícil com trechos de alta velocidade o que exigiu toda a concentração dos pilotos. Para tornar as coisas ainda mais complicadas, as trilhas cortavam pequenos povoados com diversas opções de caminhos que fizeram com que muita gente se perdesse na planilha.
Em trechos longos como o de hoje uma das principais dificuldades é a
logística de reabastecimento durante a Especial. Quem passa por um ponto de reabastecimento pode perder minutos preciosos tendo que retomar o caminho.
Até o momento, a grande sensação deste Master Rally 99 tem sido o buggy Renault-Schlesser pilotado pelo francês Jean-Louis Schelsser, campeão dos carros no Rally Granada-Dakar deste ano. Nas sua cola, com mais de três minutos de diferença vem o Nissan Pathfinder pilotado por Grugoire de Mevius e seu navegador Thierry Delavergne. “O carro de Schlesser é muito mais rápido que todos os demais. Em um terreno como o de hoje ele consegue dirigir facilmente 15 ou 20 km/h mais rápido do que nós”, desabafou ontem Delavergne.
Nas motos o dia não foi dos melhores para o italiano Fabrizio Meoni, que sofreu um acidente ao perder o equilíbrio de sua moto quando estava em perseguição ao líder Thierry Magnaldi. Apesar do susto e da suspeita inicial de fratura, o piloto italiano saiu ileso e amanhã volta com força total para a competição.
Amanhã os pilotos terão que enfrentar uma etapa marathon, onde todos os competidores terão que enfrentar os 505 km de Especial totalmente
independentes de apoio logístico e mecânico. Não será possível a troca peças ou qualquer tipo de conserto.
Resultado nas motos:
1. Thierry Magnaldi 4h43´02´´
2. Carlo De Gavardo 4h52´34´´
3. Jurgen Mayer 4h52´52´´
4. Fabrizio Meoni 4h54´36´´
5. Norbert Schilcher 5h09´13´´
Classificação geral nas motos:
1. Thierry Magnaldi 8h45´48´´
2. Carlo De Gavardo 8h55´02´´
3. Fabrizio Meoni 8h57´24″
4. Jurgen Mayer 9h25´17″
5. Norbert Schilcher 9h37″14´
Este texto foi escrito por: Gustavo Mansur