Foto: Pixabay

Buraco do Padre

Redação Webventure/ Montanhismo

Cidade mais próxima: Ponta Grossa

Tipo de pedra: Arenito

Áreas de escalada:
Caixote, Buraco do Padre, vias espalhadas, Boulders

Acesso:
Camping selvagem

Estilo predominante:
Escalada livre de falésia

Vias de escalada:
Achar algumas vias pode ser complicado sem alguém que conheça o local. Prefira visitar antes o “Caixote”, uma formação rochosa de mais ou menos 30 x 10 m, com 18 m de altura. Ali, você encontrará as principais vias, podendo depois da escalada tomar um banho refrescante em uma convidativa cachoeira próxima.

Favos (VIIIb) (V até o teto)
Mulheres (V) (top-rope)
12 Trabalhos de Hércules (VIIa/b)
Halloween (VIIc) (variante da 12 Trabalhos de Hércules)

As vias são protegidas com grampos de aço 1020 de 12 cm e chapeletas
com bolts, também de 12 cm, ambos com cola.

Comentários:
Um padre que gostava de cavalgar, um dia, andando por aquelas bandas, caiu em um imenso buraco. Assim, nasceu o nome do lugar. Uma cachoeira caindo dentro de uma caverna (o buraco) e seguindo por um cânion mata adentro. E essa é só uma das belezas do local.

Várias trilhas, como a que leva até Dolinas, guardam surpresas como penhascos e cachoeiras. Procurá-los pode ser um agradável exercício mas é preciso tomar cuidado para não se perder.

É importante lembrar que é expressamente proibido fazer canyoning. Medida importante visando a preservação do delicado arenito do Buraco do Padre.

Como chegar:
Pegue a Rodovia do Café (BR 277) que sai de Curitiba sentido Ponta Grossa. Aproximadamente 10 Km antes de Ponta Grossa há uma placa grande da Coca Cola e logo depois a fábrica da Cargil. Pegue a estrada antes da Cargil, sentido Recanto Botuquara. Siga por 10 km nesta estrada de terra e depois entre a direita em uma estrada de asfalto, seguindo nesta por mais alguns km até outra estrada de terra com uma placa indicando Buraco do Padre. Depois da ponte de madeira entre a esquerda e siga até o gramado do estacionamento.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: março 14, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure