Webventure

Bússola em local inadequado causou ferimento em Nora

Namaka – Um pequeno corte no pulso esquerdo de Eleonora Audrá, provocado pela bússola presa ao relógio, acabou com o sonho da equipe AXN Atenah Brasil de tentar uma boa colocação na maior e mais difícil corrida de aventura do mundo, o Eco-Challenge, que está sendo disputado em Viti Levu, uma das ilhas de Fiji.

“A bússola provocou um ferimento pequeno, mas que infeccionou rapidamente”, contou a mãe de Eleonora, Irene Defilippi, que telefonou para a filha no hospital de Namaka, onde está internada. “Ela está arrasada”.

Depois de sofrer o corte, as horas seguintes foram de pânico até conseguir o resgate. O ferimento, aparentemente insignificante, se transformou numa tremenda dor de cabeça. Primeiro a mão esquerda começou a inchar em virtude da infecção. Depois foi o braço inteiro. “A Eleonora me contou que começou a delirar, teve febre alta, ficou desidratada, não conseguia mais andar e depois desmaiou”, contou Irene. Depois ela dormiu cerca de uma hora até reiniciar a caminhada até um dos postos de controle da organização, onde recebeu os primeiros cuidados médicos. Eleonora foi transferida de helicóptero para uma base mais equipada e em seguida para o hospital de Namaka.

“Eu estou com muita pena dela. Ela colocou a bússola no relógio apenas para facilitar a navegação. Ela pensava nos mínimos detalhes. A Eleonora se preparou tanto para essa corrida e teve que abandonar por uma coisa tão pequena, que foi o corte no pulso”, lamentou Irene Defilippi.

Após a saída de Eleonora Audrá da prova, os outros colegas da AXN Atenah decidiram seguir o caminho do Eco-Challenge até o final numa espécie de “homenagem” à amiga. Tentaram por quase dois dias, mas hoje desistiram definitivamente. Eduardo Sarhan, Sílvia Guimarães e Karina Bacha aparecem no ranking da organização como “desclassificados”.

Aliás, nas últimas 12 horas, muita coisa mudou em Viti Levu, a maior ilha do arquipélago onde está sendo disputado o Eco-Challenge. Das 81 equipes que largaram no dia 11 de outubro, apenas 27 continuam na prova, entre elas duas brasileiras, a Canon Quasar Lontra, que está em 10o no ranking geral, e a EMA Brasil, que subiu oito posições e agora está em 19o.

O time espanhol Buff AXN, que liderou a prova nos últimos dias e parecia ter tudo para vencer a competição, abandonou a corrida nas últimas horas. Um dos integrantes, David Rovira, está com o pé infeccionado e está sob os cuidados médicos. Quem lidera é a Seagate.com NZ, da Nova Zelândia, que, competindo em casa, no Eco-Challenge 2001, ficou em segundo lugar na geral.

Conheça as outras duas equipes brasileiras

EMA Brasil
Alexandre Freitas, Carmem Silva, Eduardo Coelho e José Roberto Pupo

Canon Quasar Lontra
Fabrízio Giovannini, Marina Verdini, Rafael Reyes e Victor Lopes Teixeira

VipComm
Assessoria de Imprensa
Ricardo Ribeiro/ Ana Carolina Vieira/ Cláudia David
Sociedade Brasileira de Corridas de Aventura
Pabx: (11) 3865-5741/3891-0751/9917-0056

Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro