Webventure

Búzios, terra da beleza, também recebe aventura


Vista Aéra da Praia da Armação de Búzios (foto: Rodrigo Holanda)

Os atletas da Rio Eco 2001 atravessam a Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. A caravana do “rali humano” saiu hoje dos arredores de Búzios e segue para Saquarema, para encerrar a 5ª etapa.

Apesar da fama internacional, Búzios ainda é uma aldeia e seus habitantes até os anos 60 viviam, basicamente, da pesca e da agricultura. Em 1964, a atriz francesa Brigitti Bardot desembarcou na região e despontou uma enorme onda de turismo. Em menos de trinta anos Búzios se tornou um dos destinos mais procurados, sendo o oitavo ponto mais visitado do país por turistas locais e estrangeiros.

A beleza das praias atraiu gente famosa do mundo inteiro e pessoas da alta sociedade brasileira. No entanto, todo requinte não faz com que a simplicidade do local seja esquecida. A badalação noturna é o “esporte” preferido no balneário. O principal centro de diversão é a rua das pedras, conhecida por abrigar inúmeros bares e restaurantes.

Cozinha italianas, tailandesas, japonesas, francesas e, logicamente, a brasileira oferecem uma variada opção gastronômica aos turistas. A maioria dos restaurantes e pousadas são de propriedade de estrangeiros que chegaram para passear e não saíram mais.

A região oferece ainda uma enorme rede de hotéis e pousadas. No entanto, os preços não são tão convidativos. Uma alternativa são os campings da cidade que oferecem uma opção mais barata aos turistas. Por Búzios inteiro é possível avistar esportistas. Entre os esportes praticados, estão o surf, mergulho, windsurf e vela.

Este texto foi escrito por: Rodrigo Holanda